“Oh! Bendito o que semeia / Livros… livros à mão cheia… / E manda o povo pensar!” Os versos são de Castro Alves e estão em “O Livro e a América”, poema de Espumas Flutuantes, o único livro que ele publicou em vida, em 1870. Quem fala é o eu lírico do poema, uma voz que discursa para uma plateia e compara o livro a uma semente.
A dois dias do Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, a estrofe tem uma resposta direta para quem empresta, dá ou indica um livro: para Castro Alves, esse gesto é uma semeadura. Quem oferece o livro não controla o que vai nascer dele, mas põe o leitor para pensar por conta própria.
A estrofe completa, na versão de Espumas Flutuantes, é esta:
Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.
Onde a frase aparece em “O Livro e a América”
O poema traz a dedicatória “Ao Grêmio Literário” e foi declamado pelo poeta no Grêmio Literário de Salvador, segundo a coletânea A poesia na sala de aula, publicada pela Editora Mackenzie. Era um texto feito para ser dito em voz alta, diante de uma plateia, como boa parte da poesia social de Castro Alves.
A estrofe do semeador fica no meio de um argumento. O poema começa com Deus mandando Colombo “tirar a América” da sua oficina. O continente novo quer “marchar” como o resto do mundo, e o eu lírico recusa os modelos antigos: os templos da Grécia, a espada de Roma, as catedrais da Europa feudal. “Nem templos feitos de ossos, / Nem gládios a cavar fossos / São degraus do progredir”, diz o texto.
O caminho proposto é outro: o livro, “esse audaz guerreiro / Que conquista o mundo inteiro / Sem nunca ter Waterloo”. O poeta lembra que o século que viu Colombo chegar à América também viu Gutenberg inventar a imprensa, e conclui que o Novo Mundo nasceu com sede de saber. É nesse ponto que entra a bênção a quem semeia livros. Depois dela, o poema se dirige aos sócios do grêmio, que abrem às multidões “o templo das ideias”, e termina com um pedido de luz, numa referência à frase que a tradição atribui a Goethe no leito de morte.
O que Castro Alves quis dizer com o livro que cai na alma
O sentido central é que a leitura transforma quem lê e, por meio dele, transforma o país. A imagem escolhida é agrícola. O livro é uma semente lançada “à mão cheia”, ou seja, em quantidade e sem economia, e o resultado não é imediato: o germe vira palmeira, a chuva vira mar. Nas duas comparações, algo pequeno cresce até ficar muito maior do que era.
O verbo também importa. O semeador “manda o povo pensar”, e não manda o povo concordar. O livro, no poema, não entrega uma opinião pronta; ele abre a cabeça do leitor. Por isso Castro Alves pode chamá-lo de guerreiro que conquista sem derrota e, numa estrofe anterior, de vento que abriu a gruta “donde a Igualdade voou”. A leitura aparece como uma conquista sem sangue, o oposto das espadas que o poema rejeita.
Essa confiança no livro como instrumento de liberdade é típica da fase da poesia de Castro Alves chamada de condoreira, termo que vem do condor, ave dos Andes que voa alto. É a poesia de tom oratório, voltada para causas coletivas, a mesma que ele usou contra a escravidão em poemas como “O Navio Negreiro”. A análise detalhada do poema inteiro está no nosso texto sobre “O Livro e a América”.
O que a frase diz a quem lê hoje
Quase todo leitor tem um livro que chegou por indicação de alguém: um professor que mandou ler, uma amiga que emprestou, um parente que deu de presente sem saber se ia agradar. Na hora, ninguém sabe se aquilo vai virar alguma coisa. Às vezes o livro fica anos na estante e só é lido quando faz sentido. A imagem de Castro Alves descreve bem essa demora: a semente cai, e a palmeira vem depois.
A frase também tira um peso de quem indica livros. O semeador não escolhe o que o outro vai pensar; ele só oferece o material. Quem empresta um romance a um adolescente ou deixa um livro de poemas na mesa de casa está fazendo o gesto que o poema abençoa, mesmo sem ter certeza do resultado. Em “O Livro e a América”, é justamente essa aposta no tempo do leitor que faz o livro valer mais do que a espada.
Por que o verso continua sendo citado
O verso costuma reaparecer quando o assunto é comprar livros e abrir bibliotecas. Em maio de 2024, a notícia sobre os livros comprados pela Secretaria da Educação da Bahia na Bienal do Livro Bahia, destinados às bibliotecas de mais de mil escolas estaduais, abria justamente com os três primeiros versos da estrofe. Na maior parte das vezes, porém, a citação para no “manda o povo pensar” e deixa de fora a segunda metade, que é a que explica o que o livro faz na alma de quem lê.
Espumas Flutuantes está em domínio público e pode ser lido gratuitamente na página do livro na plataforma do Literatura Online, com “O Livro e a América” e os outros poemas da edição de 1870.
Viu um erro ou tem uma informação que complementa esta matéria? Fale com a redação.
Comentários