Uma Página de Escola Realista, de Castro Alves – Análise

Em “Uma Página de Escola Realista”, do poeta Castro Alves, vemos um drama cômico em quatro palavras que aborda temas como tragédia, comédia e drama, explorando as emoções contraditórias que eles despertam.

Uma Página de Escola Realista

drama cômico em quatro palavras

A tragédia me faz rir, a comédia me faz chorar,
E o drama? Nem rir, nem chorar…
(Pensamento de CARNIOLI)

CENÁRIO

A alcova é fria e pequena
Abrindo sobre um jardim.
A tarde frouxa e serena
Já desmaia para o fim.
No centro um leito fechado
Deixa o longo cortinado
Sobre o tapete rolar…
Há, nas jarras deslumbrantes,
Camélias frias, brilhantes,
Lembrando a neve polar.

Livros esparsos por terra,
Uma harpa caída além;
E essa tristeza, que encerra
O asilo, onde sofre alguém.
Fitas, máscaras e flores
Não sei que vagos odores
Falam de amor e prazer.
Além da frouxa penumbra
Um vulto incerto ressumbra
— O vulto de uma mulher.

Vous, qui volez là-bas, légères hirondelles
Dites-moi, dites-moi, porquoi vais-je mourir!
MUSSET

MÁRIO (no leito)

É tarde! É tarde! Abri-me estas cortinas
Deixai que a luz me acaricie a fronte!…
Ó sol, ó noivo das regiões divinas,
Suspende um pouco a luz neste horizonte!

SILVIA (abrindo a janela)

Da noite o frio vento te regela
o mórbido suor…

MÁRIO

Oh! que me importa?
A tarde doura-me o suor da fronte…
— Último louro desta vida morta!

Crepusclo! mocidade! natureza!
Inundai de fulgor meu dia extremo…
Quero banhar-me em vagas de harmonia,
Como no lago se mergulha o remo!

E que amores que sonham as esferas!
A brisa é de volúpia um calafrio.
A estrela sai das folhas do infinito,
Sai dos musgos o verme luzidio …

Tudo que vive, que palpita e sente
Chama o par amoroso para a sombra.
O pombo arrula — preparando o ninho,
A abelha zumbe — preparando a alfombra.

As trevas rolam como as tranças negras,
Que a Andaluza desmancha em mago enleio:
E entre rendas sutis surge medrosa
A lua plena, qual moreno seio.

Abre-se o ninho… o cálice… o regaço…
Anfitrite, corando, aguarda o noivo…

(Longa pausa)

E tu também esperas teu esposo,
Ó morte! ó moça, que engrinalda o goivo!

SÍLVIA (a meia voz, acompanhando-se na guitarra)

Dizem as moças galantes
Que as rolas são tão constantes …
Pois será?
Que morrendo-lhe os amantes,
Morrem de fome, arquejantes,
Quem dirá?

Dizem sábios arrogantes
Que nestas terras distantes,
Não por cá,
Sobre piras fumegantes
Morrem viúvas constantes,
Pois será?

Não creio nos navegantes
Nem nas histórias galantes,
Que há por lá.
Fome e fogueiras brilhantes
Cá não há…
Mas inda morrem amantes
De saudades lacerantes
Quem dirá?

(Aos últimos arpejos cai-lhe uma lágrima.)

MÁRIO (vendo-a chorar)

Sílvia! Deixa rolar sobre a guitarra,
Da lágrima a harmonia peregrina!
Sílvia! cantando — és a mulher formosa!
Silvia! chorando — és a mulher divina!

Oh! lágrimas e pérolas! – aljofares
Que rebentais no interno cataclismo,
Do oceano — este dédalo insondável!
Do coração — este profundo abismo!

Sílvia! dá-me a beber a gota dágua,
Nessa pálpebra roxa como o lírio…
Como lambe a gazela o brando orvalho
Nas largas folhas do deserto assírio.

E quando estalma desdobrando as asas
Entrar do céu na região serena,
Como uma estrela eu levarei nos dedos
Teu pranto sideral, ó Madalena! …

Sílvia (tem-se ajoelhado aos pés do leito)

Meus prantos sirvam apenas
Pra umedecer teus cabelos,
Como da corça nos velos
Fresco orvalho a resvalar!
Pra molhar a flor, que aspires,
Rolem prantos de meus olhos,
Pra atravessar os escolhos
Meus prantos manda rolar!…

Meus prantos sirvam apenas
Pra a terra, em que tu pisares,
Pra a sede, em que te abrasares,
Terás meu sangue, Senhor!
Meus prantos são óleo humilde
Que eu derramo a tuas plantas…

(Mário estende-lhe os braços)

Mas se acaso me levantas
Meus prantos dizem-te amor!…

Mário (tendo-a contra o seio)

Sentir que a vida vai fugindo aos poucos
Como a luz, que desmaia no ocidente…
E boiar sobre as ondas do sepulcro,
Como Ofélia nas águas da corrente…

Sentir o sangue espanadar do peito
— Licor de morte — sobre a boca fria,
E meu lábio enxugar nos teus cabelos,
Como Rolla nas tranças de Maria.

De teus braços fazer o diadema
De minha vida, que desmaia insana,
Esquecer o passado em teu regaço,
Como Byron aos pés da Italiana;

Em teu lábio molhado e perfumoso
O licor entornar de minha vida…
Escutar-te nas vascas da agonia,
Como Fausto as canções de Margarida!

Eis como eu quero — na embriaguez da morte…
Do banquete no chão pender a fronte…
Inda a taça empunhando de teus beijos
Sob as rosas gentis de Anacreonte!…

(A noite tem descido pouco a pouco, o luar penetrando pela alcova alumia o grupo dos amantes)

SÍLVIA

Que palidez, meu poeta,
Se estende na face tua!…

MÁRIO

São os raios descorados,
Os alvos raios da lua!

SÍLVIA

Mas um suor de agonia
Teu peito ardente tressua …

MÁRIO

São os orvalhos, que descem
Ao frio clarão da lua.

SÍLVIA

Que mancha é esta sangrenta,
Que no teu lábio flutua?

MÁRIO

São as sombras de uma nuvem
Que tolda a face da lua!

SÍLVIA

Como teus dedos esfriam
Sobre minha espádua nua! …

MÁRIO (distraído)

Não vês um anjo, que desce,
No frouxo clarão da lua?

SÍLVIA

Mário? Não vês quem te chama?…
Tua amante… Sílvia… a tua…

MÁRIO (desmaiando)

É a morte que me leva
Num frio raio da lua! …

(O poeta cai semimorto sobre o leito. No espasmo sua
mão contraída prende uma trança da moça.)

SÍLVIA

Teus brancos dedos fecharam
De meu cabelo a madeixa,
Tua amante não se queixa…
Bem vês… cativa ficou.
Mas não se prende o desejo
Que nalma acaso se aninha!…
Nunca viste a andorinha,
Que alegre o fio quebrou?

(Ouve-se um relógio dar horas.)

Já! tão tarde! E embalde tento
Abrir-te os dedos fechados…
Como frios cadeados,
Que o teu amor me lançou.
Porém se aqui me cativas
Minhalma foge-te asinha…
Nunca viste a andorinha,
Que alegre o fio quebrou!

(Debruça-se a escrever numa carteira.)

“Paulo! Vem à meia-noite…
Mário morre! Mário expira!
Vem que minha alma delira
E embalde cativa estou. . . ”

MÁRIO (que tem lido por cima de seu ombro)

Sílvia! a morte abre-me os dedos,
És livre, Sílvia… caminha!
(morrendo)
Minhalma é como a andorinha,
Que alegre o fio quebrou.

Análise do poema “Uma Página de Escola Realista”

O longo poema “Uma Página de Escola Realista” de Castro Alves é uma obra que reflete sobre as emoções humanas e a complexidade das experiências vividas. O autor utiliza a temática do teatro para explorar as diferentes facetas do ser humano e as sensações paradoxais que elas despertam.

Ao longo do poema, o autor expressa seu pensamento através de personagens como Carnioli, Mário e Sílvia. A peça se passa em um cenário de uma alcova fria e pequena, com elementos que remetem à morte e à solidão. O leito fechado, as camélias brilhantes lembrando a neve polar e a tristeza que permeia o ambiente criam um clima sombrio e melancólico.

Através dos diálogos entre Mário e Sílvia, o poema aborda a dualidade dos sentimentos humanos. Mário expressa seu desejo de vivenciar os momentos finais de sua vida com intensidade e beleza, como que buscando um último lampejo de alegria antes da morte. Ele faz referências a diversas figuras literárias para expressar seus sentimentos e anseios.

Por sua vez, Sílvia se entrega aos prantos e lamenta a partida iminente de Mário. Ela encontra conforto na escrita, como pode ser observado quando ela escreve uma mensagem para o amigo Paulo, pedindo que ele venha antes da meia-noite, pois Mário está morrendo. A carta destaca a angústia de Sílvia em relação à perda iminente e sua tentativa de expressar seus sentimentos por meio das palavras.

O poema é carregado de simbolismos e metáforas, como a andorinha que quebra o fio e a imagem do ocaso. Esses elementos contribuem para a construção do clima poético e aprofundam a reflexão sobre a vida e a morte.

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Pintura The Sleeping Couple, de Jan Steen. Ilustrando o poema Uma Pagina de Escola Realista, de Castro Alves.
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Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

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