Qual a diferença entre poema e poesia?

Você já se perguntou qual a diferença entre poema e poesia? Muitas pessoas utilizam esses termos como sinônimos, ou seja, como se fossem a mesma coisa, mas, na verdade, eles têm significados bem diferentes.

Nesta matéria do Literatura Online, vamos explorar essas diferenças e entender como o poema e a poesia se relacionam e se diferenciam. Gostou da ideia? Pois continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

O que é poesia?

A poesia é uma forma de arte que utiliza a linguagem escrita como meio de expressão. É tanto arte que ela é até incluída como uma das artes plásticas existentes. Temos até mesmo uma matéria completa apresentando diferentes definições de poesia, incluindo definições de poetas e autores famosos.

Ela tem como principal objetivo despertar emoções e reflexões nos leitores através do uso de elementos de estilo, como ritmo, rima, metáforas e aliterações. Porém, o uso desses elementos não é uma obrigação: a poesia é um gênero literário amplo que abrange diferentes estilos, variedades, temas e técnicas de escrita.

Por exemplo, a poesia lírica é uma das formas mais antigas de poesia e é caracterizada pela expressão de sentimentos e emoções do eu lírico, ou seja, daquele que está “falando” no poema. Esse gênero surgiu na Grécia Antiga e tem uma sonoridade bem trabalhada, geralmente sendo acompanhada pelo toque de algum instrumento musical, como flauta ou lira (daí o nome, poesia “lírica”).

Já a poesia épica é conhecida por narrar grandes feitos e eventos históricos de um povo, como a Ilíada e a Odisseia, do poeta grego Homero. Também surgiu na Grécia Antiga e ajudou bastante a construir o mito coletivo da grandeza e heroísmo da Grécia, presente no imaginário popular até os dias de hoje.

Há também a poesia concreta, que explora a disposição visual das palavras no espaço e a relação entre som e sentido. Embora seja um gênero antigo, a poesia concreta ganhou forças especialmente no Modernismo Brasileiro, com grandes nomes como Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.

Esses são apenas alguns exemplos que ilustram bem como a poesia é algo variado, diversificado e com possibilidades infinitas.

O que é um poema?

Já o poema é uma obra literária escrita em versos, seguindo uma estrutura específica. Ele é um exemplo concreto da poesia, ou seja, é a manifestação material da arte poética, aquilo que é produzido e classificado como poesia. É um tipo de texto que constitui o gênero “poesia”, de modo que podemos até mesmo ousar dizer que a poesia é feita de poemas.

Os poemas podem ser de diversos tipos, como sonetos, haicais, odes e elegias, cada um com suas características e regras próprias.

Por exemplo, o soneto é um tipo de poema que possui 14 versos, geralmente divididos em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos). O inglês William Shakespeare é o nome que sempre vem à mente quando falamos de sonetos.

O haicai, originário do Japão, é um poema de apenas três versos, com a métrica 5-7-5, que captura a essência de um momento da natureza ou uma emoção. O poeta japonês Matsuo Basho é conhecido por seus haicais impactantes e profundos e inspirou bastante um poeta contemporâneo brasileiro: Paulo Leminski, que escreveu diversos haicais e até mesmo traduziu a biografia de Basho — mesmo sem falar japonês fluentemente.

Outros exemplos incluem a ode, um poema lírico que celebra um tema específico, como um evento, uma pessoa ou um objeto; a elegia, um poema melancólico que lamenta a perda de algo ou alguém, como a morte de um ente querido. Todos esses são exemplos de poemas, e não de poesias.

Principais diferenças entre poema e poesia

Um livro verde de poesias com uma pena igualmente verde em cima. Imagem gerada pelo Bing Image Creator.

Um livro verde de poesias com uma pena igualmente verde em cima. Imagem gerada pelo Bing Image Creator.

Agora que entendemos os conceitos básicos de poesia e poema, podemos ir um pouco mais a fundo nas principais diferenças entre os dois. Dessa forma você conseguirá entender uma vez por todas as diferenças entre os dois conceitos.

Poesia como arte e poema como exemplo

A primeira diferença entre poema e poesia é que a poesia é a forma de arte em si, enquanto o poema é uma manifestação específica dessa arte. Portanto, um poema é um exemplo “concreto” de poesia.

Por exemplo, a poesia lírica é uma forma de arte, enquanto o já mencionado soneto é um exemplo específico de poema lírico.

Flexibilidade e estrutura

A poesia é um gênero literário flexível, maleável, adaptável, que pode se expressar de diferentes maneiras, incluindo a prosa poética (utilização de elementos poéticos, como ritmo e imagens, mas sem a estrutura de versos).

Por outro lado, o poema tem uma estrutura definida, geralmente (mas não sendo uma regra) composta por versos e estrofes.

Por exemplo, um poema em verso livre (como os de Drummond) é uma forma de poesia que não segue uma métrica ou rima específica, mas ainda é estruturado em versos. Logo, é um poema.

Variedade de estilos e técnicas

Existem muitos estilos e técnicas diferentes na poesia, enquanto os poemas são classificados em tipos específicos, como sonetos, haicais e odes. Cada tipo de poema tem suas próprias características e regras, que se adaptam de acordo com as necessidades do autor.

Por exemplo, a poesia simbolista utiliza símbolos e metáforas para expressar emoções e ideias, enquanto a poesia concreta foca na disposição visual das palavras no espaço, construindo literalmente imagens no papel a partir de palavras.

Qual a diferença entre poema e poesia? Resumo final

Poesia Poema
1. Forma de arte Exemplo concreto da arte poética
2. Flexível, pode ser expressa de diferentes maneiras Estrutura definida, geralmente composta por versos e estrofes
3. Variedade de estilos e técnicas Classificado em tipos específicos, com características e regras próprias
Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 curiosidades sobre William Shakespeare 10 curiosidades sobre Dante e a Divina Comédia