IA simula selfie de Shakespeare no teatro The Globe; veja o resultado

Já imaginou como seria se grandes momentos da história antiga fossem registrados em fotografia? Tipo uma selfie da primeira vez que um homem das cavernas descobriu o fogo. Uma selfie de Jesus Cristo momentos antes do famoso Sermão da Montanha, com a plateia ao fundo? Ou então William Shakespeare no meio do lendário teatro The Globe, completamente lotado para uma nova apresentação?

Graças a inteligências artificiais especializadas em geração de imagens, não precisamos mais ficar apenas na imaginação.

Um usuário do Reddit (u/FigNewtGingRich) resolveu usar o Midjourney, uma das melhores IAs geradoras de imagens do momento, para recriar versões em selfie de momentos históricos da humanidade.

Selfie de William Shakespeare no The Globe

Como este é um site de poesia, é claro que daremos um destaque maior à selfie de um poeta e dramaturgo: William Shakespeare, que já ganhou uma matéria aqui no site sobre sua “morte até então misteriosa”.

Veja abaixo a selfie de Shakespeare gerada pelo Midjourney:

Uma selfie de William Shakespeare no The Globe; imagem gerada pelo Midjourney pelo usuário do Reddit u/fignewtgingrich.

Uma selfie de William Shakespeare no The Globe; imagem gerada pelo Midjourney pelo usuário do Reddit u/fignewtgingrich.

Na legenda do tweet fictício, lemos algo como o seguinte: “Medo do palco? Mais para poder do palco! Eis aqui outra casa cheia no Globe. #VidaDeDramaturgo #AndarilhoDoGlobe.

O usuário responsável pela imagem afirmou ter gerado o tweet utilizando o Chat-GPT 4. É interessante notar a presença de trocadilhos.

Como “Globe Trotter”, que significa basicamente “Viajante (ou Andarilho) do Globo”. Porém, o “Globe” nesse caso é uma referência não ao planeta, mas ao Globe Theatre, teatro inglês construído em 1599 e destruído em um incêndio em 1613, tendo ficado famoso por ter tido como sócio e dramaturgo justamente William Shakespeare.

Pela data do tweet fictício (24 de junho de 1599), algumas das possíveis peças que poderiam estar sendo encenadas são Muito Barulho por Nada (encenada entre 1598 e 1599), Henry V (1598-1599), Júlio César (1599-1600), Como Gostais (1599-1600) e Noite de Reis (1599-1600).

Outras selfies históricas geradas pela IA

Veja no carrossel abaixo outras selfies fictícias geradas por IA de momentos-chave da história da humanidade, da descoberta do fogo à descoberta da fórmula E=mc² de Einstein:

Viral Selfies of History
by u/fignewtgingrich in midjourney

You may also like...

1 Response

  1. Leila Thaller disse:

    Sensacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 curiosidades sobre Dante e a Divina Comédia