Definição de poesia: guia com diferentes interpretações

A definição de poesia é difícil, pois sua concepção varia de acordo com o tempo, o lugar, a pessoa etc. Diversas correntes de pensamento já tentaram classificar a poesia, levando em consideração diferentes aspectos, como as diferenças entre ela e a prosa, o efeito causado no leitor, a motivação pela qual o autor a escreve etc.

Por exemplo: não podemos definir poesia como “qualquer manifestação artística feita através de versos” porque nem todo poema tem verso. Assim como não necessariamente tem rima, contagem de sílabas poéticas, métrica, estrofes etc.

Os poetas românticos tinham uma visão específica do que é poesia, incluindo um trabalho maior com rimas e ritmos, abordando temas como amor e natureza, enquanto os concretistas, com seus poemas visuais, tinham uma visão diferente, apelando para a experimentação, para o uso de toda a página, prezando pelo cuidado com a disposição das palavras na folha e abordando assuntos como o mundo contemporâneo e suas contradições.

Definição de Poesia: variações e reflexões

Veja a seguir algumas definições de poesia de acordo com diferentes fontes.

Definição etimológica remete à Grécia Antiga

A etimologia nada mais é do que o estudo da origem e da evolução das palavras. Analisando seus radicais, prefixos e sufixos, conseguimos chegar a algumas conclusões sobre o seu sentido.

Etimologicamente, “Poesia” vem do latim “Poesis”, que por sua vez vem do grego “Poíesis”, que indicava a ideia de criar ou fazer alguma coisa. Aristóteles, importante filósofo grego do século IV, dividia a atividade humana em três: a Teoria (busca do verdadeiro conhecimento), a Práxis (a ação visando resolver algum problema) e a Poiesis (o impulso humano para criar algo a partir da imaginação ou dos seus sentimentos)

Na Grécia Antiga, a poesia não era feita para ser lida, e sim para ser recitada em praça pública, em festivais ou festas. O ritmo e as rimas, aliás, facilitavam a memorização e tornavam a apresentação mais agradável aos ouvidos.

Homero e Hesíodo são dois nomes que se destacam nessa época, e as figuras mitológicas das Musas são importantes para a concepção do fazer poético: criaturas femininas, as Musas do Olimpo tinham o poder de inspirar os seres humanos com o dom da criação poética. Acreditava-se que um bom poeta tinha sido escolhido e inspirado por Apolo, um dos deuses do panteão grego e criador e líder das nove musas inspiradoras.

Definições de acordo com Sócrates, Platão e Aristóteles

Para Sócrates, a poesia era uma forma de expressão artística que por um lado poderia ser usada para ensinar virtudes e valores, mas por outro poderia corromper a mente da juventude com ideias erradas e perigosas. Para ele, os poetas afastavam-se do verdadeiro conhecimento e dependiam de inspiração divina para alcançar seus feitos.

Platão tinha uma visão parecida com Sócrates, mas defendia que a poesia, enquanto expressão artística, deveria refletir a verdade e a realidade, sendo usada somente para ensinar e inspirar caso transmitisse conhecimentos verdadeiros. Em A República, seu livro mais emblemático, Platão expulsa os poetas da concepção de sociedade perfeita pelo fato de eles se distanciaram da verdade e da realidade, já que as poesias épica e trágica representam uma visão irrealista e imoral do mundo.

Já Aristóteles, autor inclusive de um dos primeiros textos a respeito do da Poesia, a famosa Poética, via na poesia uma forma de arte que era capaz de trazer satisfação emocional. Através da poesia, o poeta tinha o poder de imitar a vida e de despertar emoções nos leitores e ouvintes sem que estes precisassem experimentar estas emoções.

Por exemplo: através da Poesia conseguimos sentir a dor da perda de um filho sem precisarmos perder um de fato. A partir disso, Aristóteles desenvolveu o termo “catarse”, sendo justamente essa purificação do espírito do espectador através das emoções que sente ao assistir um espetáculo teatral ou ler um poema.

A definição de poesia na visão de alguns poetas famosos

Definição de poesia guia com diferentes interpretações

O site do Editorial Fazia Poesia separou algumas definições do que é poesia para alguns poetas brasileiros e estrangeiros. Listamos algumas das mais bonitas e interessantes abaixo:

Manuel Bandeira

“‘O que é poesia?’: Tal indagação me foi proposta quando tive por tarefa elaborar um livro didático de Literatura. Eu, que desde os dez anos faço versos, eu, que tantas vezes sentira a poesia passar por mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria não soube no momento forjar uma definição racional dessas que segundo regra lógica devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

Oswald de Andrade

“é a descoberta / Das coisas que nunca vi”.

Carlos Drummond de Andrade

“Poesia, morte secreta.”

Décio Pignatari

“Design de linguagem”

Mario Quintana

“No fundo, a poesia é isto: a eternização do momento.”

Manoel de Barros

“é voar fora da asa.”

Guimarães Rosa

“uma irmã tão incompreensível da magia…”

Rubem Alves

“Uma das missões da poesia é colocar palavras no lugar da dor. Não para que a dor termine, mas para que ela seja transfigurada pela beleza”.

Oswald de Andrade

“é a descoberta / Das coisas que nunca vi”.

Alfredo Bosi

“A poesia recompõe cada vez mais arduamente o universo mágico que os novos tempos renegam”.

Ferreira Gullar

“nasce de algo que se revela inesperadamente”.

Adélia Prado

“Mística e poesia são braços do mesmo rio. Deus me deu o segundo, mas a fonte é a mesma, o Espírito Divino”.

Hilda Hilst

“A poesia sempre me pareceu um mistério, você não sabe dizer o que é, ela acontece ou não acontece”.

Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

“é natural como o levantar-se vento…”

Fernando Pessoa

“um fingimento deveras.”

Florbela Espanca

“Pedaços de sorriso, branca espuma, gargalhadas de luz, cantos dispersos, ou pétalas que caem uma a uma…”

Edgar Allan Poe

“a precisão e a sequência rígida de um problema matemático.”

Maiakowski

“uma viagem ao desconhecido”.

Goethe

“a fala do infalável”.

Mallarmé

“se faz com palavras, não com ideias”.

Robert Frost

“o que ficou para trás na tradução”.

Dante Alighieri

“É a ficção retórica posta em música”.

Federico Garcia Lorca

“a união de duas palavras que ninguém poderia supor que se juntariam, e que formam algo como um mistério.”

Charles Baudelaire

“a luta contra a iniquidade”.

Franz Kafka

“A poesia transforma a vida: e isso, em determinadas ocasiões, pode ser o pior”.

Percy Shelley

“A poesia faz imortal tudo quanto é melhor e mais belo neste mundo”.

Emily Dickinson

“Se eu leio um livro e ele torna o meu corpo tão frio que fogo nenhum poderia esquentá-lo, sei que isso é poesia”.

Pablo Neruda

“Penso que a poesia é uma ação passageira ou solene na qual entram em igual medida a solidão e a solidariedade, o sentimento e a ação, a intimidade de si mesmo, a intimidade do homem e a revelação secreta da natureza”.

Outras definições

Por fim, veja algumas outras definições do que supostamente é poesia.

Definição do Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

1. (Literatura) Arte de compor ou escrever versos. 2. (Literatura) Gênero literário em forma de versos. 3. (literatura) Pequena composição em verso; poema. 4. (Figurado) O que desperta o sentimento de belo; poético.

Definição de acordo com o Google (abril de 2023)

1. (Literatura) Arte de compor ou escrever versos. 2. (Literatura) Composição em versos (livres e/ou providos de rima), geralmente com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens. 3. (Literatura) Composição poética de pequena extensão. 4. (Literatura) Arte dos versos característica de um poeta, de um povo, de uma época. 5. Poder criativo; inspiração. 6. O que desperta emoção, enlevo, sentimento de beleza, apreciação estética.

Definição de acordo com o Chat-GPT 3.5 (abril de 2023)

Poesia é uma forma de arte em que a linguagem é usada de maneira estética para evocar emoções, despertar a imaginação e expressar ideias e sentimentos de forma intensa e sensível. A poesia pode ser escrita em verso ou em prosa, e muitas vezes apresenta elementos como ritmo, métrica, rima, aliteração e outros recursos sonoros e visuais para enfatizar a expressão poética. A poesia pode abordar uma ampla gama de temas, desde amor e beleza até dor e sofrimento, e pode ser encontrada em muitas culturas e tradições literárias ao redor do mundo.

Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 curiosidades sobre Dante e a Divina Comédia