Pular para o conteúdo

Revista

Lista

7 poemas sobre a primavera: flores, amores e a passagem do tempo

Sete leituras de Castro Alves, Florbela Espanca, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Auta de Souza, Alberto Caeiro e Mário Quintana.

Montagem com retrato de Cecília Meireles à esquerda, detalhe da pintura Verão em Sundborn, de Carl Larsson, ao centro, e retrato de Fernando Pessoa à direita

A primavera de 2026 começa no Hemisfério Sul em 22 de setembro, às 21h05 no horário de Brasília. Na poesia, a estação pode ser um jardim cheio de vida, o começo de um amor ou uma imagem para a juventude. Também pode lembrar que o tempo passa, mesmo quando as flores voltam.

Estes sete poemas mostram sentidos diferentes para a primavera. Castro Alves e Florbela Espanca a aproximam do amor; Casimiro de Abreu celebra sua energia; Cecília Meireles transforma um jardim em brincadeira. Auta de Souza, Alberto Caeiro e Mário Quintana levam a estação para a memória, a observação da natureza e a dança coletiva.

1. “A volta da primavera”, de Castro Alves

Em “A volta da primavera”, a renovação da natureza se torna uma imagem para o retorno da esperança amorosa. O poema começa sob o peso do sofrimento, mas procura no contato com a pessoa amada uma força capaz de reanimar aquilo que parecia gasto.

Castro Alves não separa a beleza da estação da dor anterior. Flores, luz, aves e vegetação ganham sentido porque surgem depois da experiência de queda e desalento. A primavera, assim, não apaga o sofrimento: ela oferece ao eu lírico uma linguagem para imaginar que ainda é possível reviver.

AI! Não maldigas minha fronte pálida,
E o peito gasto ao referver de amores.
Vegetam louros — na caveira esquálida
E a sepultura se reveste em flores.

Bem sei que um dia o vendaval da sorte
Do mar lançou-me na gelada areia.
Serei… que importa? o D. Juan da morte
Dá-me o teu seio — e tu serás Haidéia!

Pousa esta mão — nos meus cabelos úmidos!…
Ensina à brisa ondulações suaves!
Dá-me um abrigo nos teus seios túmidos!
Fala!… que eu ouço o pipilar das aves!

Já viste às vezes, quando o sol de maio
Inunda o vale, o matagal e a veiga?
Murmura a relva: “Que suave raio!”
Responde o ramo: “Como a luz é meiga!”

E, ao doce influxo do clarão do dia,
O junco exausto, que cedera à enchente,
Levanta a fronte da lagoa fria…
Mergulha a fronte na lagoa ardente …

Se a natureza apaixonada acorda
Ao quente afago do celeste amante,
Diz!… Quando em fogo o teu olhar transborda,
Não vês minhalma reviver ovante?

É que teu riso me penetra nalma —
Como a harmonia de uma orquestra santa —
É que teu riso tanta dor acalma…
Tanta descrença!… Tanta angústia!… Tanta!

Que eu digo ao ver tua celeste fronte,
“O céu consola toda dor que existe.
Deus fez a neve — para o negro monte!
Deus fez a virgem — para o bardo triste!”

Leia o uma análise de “A volta da primavera”, de Castro Alves.

2. “Primavera”, de Florbela Espanca

O soneto “Primavera”, de Florbela Espanca, aproxima a transformação da paisagem de uma mudança íntima. O campo floresce enquanto a voz do poema deixa para trás uma aparência de tristeza e se prepara para o encontro amoroso. A estação funciona como acontecimento externo e como estado emocional.

Essa abertura não garante que o amor se realizará. O poema é construído pela espera: a pessoa desejada ainda precisa chegar. A abundância de flores e aromas intensifica a expectativa, mas também revela a ausência que permanece no presente. A alegria anunciada depende de um encontro futuro.

É Primavera agora, meu Amor!
O campo despe a veste de estamenha;
Não há árvore nenhuma que não tenha
O coração aberto, todo em flor!

Ah! Deixa-te vogar, calmo, ao sabor
Da vida… não há bem que nos não venha
Dum mal que o nosso orgulho em vão desdenha!
Não há bem que não possa ser melhor!

Também despi meu triste burel pardo,
E agora cheiro a rosmaninho e a nardo
E ando agora tonta, à tua espera…

Pus rosas cor-de-rosa em meus cabelos…
Parecem um rosal! Vem desprendê-los!
Meu Amor, meu Amor, é Primavera!…

3. “Primaveras”, de Casimiro de Abreu

Em “Primaveras”, Casimiro de Abreu começa com aves, flores, brisa e uma paisagem que parece inteira em festa. A estação é também a manhã da vida: o entusiasmo do mundo natural acompanha o da juventude. O poema foi incluído em As Primaveras, livro publicado em 1859.

Na segunda parte, uma nuvem atravessa o céu sereno e aparecem flores murchas e um canto de tristeza. A mudança não domina o poema. O jasmim pode se erguer de novo, a tempestade passa, e o amor devolve ânimo à voz poética. A alegria aqui não depende de fingir que não há dias difíceis.

I

A primavera é a estação dos risos,
Deus fita o mundo com celeste afago,
Tremem as folhas e palpita o lago
Da brisa louca aos amorosos frisos.

Na primavera tudo é viço e gala,
Trinam as aves a canção de amores,
E doce e bela no tapiz das flores
Melhor perfume a violeta exala.

Na primavera tudo é riso e festa,
Brotam aromas do vergel florido,
E o ramo verde de manhã colhido
Enfeita a fronte da aldeã modesta.

A natureza se desperta rindo,
Um hino imenso a criação modula,
Canta a calhandra, a juriti arrula,
O mar é calmo porque o céu é lindo.

Alegre e verde se balança o galho,
Suspira a fonte na linguagem meiga,
Murmura a brisa: — Como é linda a veiga!
Responde a rosa: — Como é doce o orvalho!

II

Mas como às vezes sobre o céu sereno
Corre uma nuvem que a tormenta guia,
Também a lira alguma vez sombria
Solta gemendo de amargura um treno.

São flores murchas; — o jasmim fenece,
Mas bafejado s’erguerá de novo
Bem como o galho do gentil renovo
Durante a noite, quando o orvalho desce.

Se um canto amargo de ironia cheio
Treme nos lábios do cantor mancebo,
Em breve a virgem do seu casto enlevo
Dá-lhe um sorriso e lhe entumece o seio.

Na primavera — na manhã da vida —
Deus às tristezas o sorriso enlaça,
E a tempestade se dissipa e passa
À voz mimosa da mulher querida.

Na mocidade, na estação fogosa,
Ama-se a vida — a mocidade é crença,
E a alma virgem nesta festa imensa
Canta, palpita, s’extasia e goza.

1 de julho, 1858

4. “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles

“Leilão de Jardim” reúne flores, borboletas, passarinhos, um raio de sol, um sapo jardineiro e até uma estátua da Primavera. Cecília Meireles apresenta tudo em perguntas, como se cada elemento pudesse ser oferecido num leilão. A enumeração dá movimento ao jardim e convida a olhar de perto o que costuma passar despercebido.

A brincadeira funciona também para quem lê com crianças: é possível procurar cada ser vivo na imaginação e perceber que o raio de sol ou a canção da cigarra não são mercadorias comuns. A primavera aparece como parte desse cenário vivo, sem precisar ser explicada por um discurso sobre a estação.

Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é meu leilão)

Leia o poema integral e a análise de “Leilão de Jardim” na Literatura Online.

5. “Cores”, de Auta de Souza

Em “Cores”, Auta de Souza usa as estações para representar fases da vida. A primavera corresponde à infância e à juventude, quando alegria e esperança ainda ocupam o coração. Crescer significa perceber que essa estação passa e dá lugar à espera, à ilusão e, mais tarde, à saudade.

O poema inverte a associação automática entre primavera e futuro. Ela se torna um tempo que ficou para trás e que só pode ser recuperado pela memória. O contraste com a aproximação do inverno transforma o ciclo natural numa reflexão sobre amadurecimento e perda.

Enquanto a gente é criança
Tem no seio um doce ninho
Onde vive um passarinho
Formoso como a Esperança.

E ele canta noite e dia
Porque se chama: Alegria.

Depois… vai-se a Primavera…
É o tempo em que a gente cresce…
O riso se muda em prece,
A alma não canta: espera!

E ao ninho do Coração
Desce outra ave: a Ilusão.

Mas esta, como a Alegria,
Nos foge… E fica deserto
O coração, na agonia
Do inverno que já vem perto.

Nas ruínas da Mocidade
É quando pousa a saudade…

Veja a análise de “Cores”, de Auta de Souza.

6. “Quando vier a Primavera”, de Alberto Caeiro

Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, imagina a primavera chegando quando ele já não estiver vivo. As flores e as árvores não dependem de uma pessoa para cumprir seus ciclos. Em vez de fazer da estação uma promessa individual de renascimento, o poema observa a continuidade do mundo natural.

A ideia é tratada com serenidade, não como uma cena de sofrimento. Para Caeiro, a primavera virá no tempo dela e encontrará outros olhos para vê-la. O poema amplia a lista porque mostra uma maneira simples de reconhecer a beleza da estação sem exigir que ela responda aos desejos de quem a contempla.

Quando vier a primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na primavera passada.
A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma.

Se soubesse que amanhã morria
E a primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.

7. “Canção da Primavera”, de Mário Quintana

Em “Canção da Primavera”, Mário Quintana põe a estação em movimento: ela cruza o rio, atravessa um sonho e chega à cidade adormecida. O catavento gira e o poema passa da observação para um convite à dança. A primavera não é só uma mudança na paisagem; reúne pessoas em torno de um gesto comum.

A repetição da dança dá ao texto um ritmo de canção e leva a cena até o florescimento das paineiras sobre os muros. O poema fecha esta seleção com energia, sem precisar afirmar que toda vida recomeça do zero a cada setembro. Há apenas uma cidade, o vento, árvores e gente que se deixa levar pela chegada da estação.

Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.

Catavento enloqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.

Dancemos todos, dancemos,
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até

Não mais saber-se o motivo…
Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido!

Por que a primavera muda tanto de um poema para outro?

As estações oferecem um ciclo conhecido, mas o significado depende de quem observa. Castro Alves aproxima a primavera da esperança amorosa; Florbela Espanca, da espera pelo encontro. Casimiro de Abreu faz da natureza uma festa que resiste a uma breve tristeza, enquanto Cecília Meireles encontra num jardim a matéria de uma brincadeira.

Em “Cores”, Auta de Souza lembra uma juventude que passou. Caeiro aceita que as flores continuarão a nascer sem ele. Quintana, por fim, convida a cidade a dançar. A mesma estação pode ser alegria presente, memória ou observação tranquila do tempo: é essa variedade que torna os poemas interessantes de ler lado a lado.

Fontes dos poemas e da data

Viu um erro ou tem uma informação que complementa esta matéria? Fale com a redação.

Da notícia para a leitura

Leia livros grátis direto no navegador

Escolha uma obra, comece sem cadastro e continue de onde parou em qualquer dispositivo.