A importância do Romantismo para a Literatura Brasileira

A transição literária de um Brasil colonial para um país com identidade própria surge com o Romantismo, um movimento que contrapôs o iluminismo e sua estética.

O que foi o Romantismo Brasileiro e quando ele surgiu?

O movimento artístico e filosófico conhecido como Romantismo começou a surgir no Brasil durante o período de transição chamado Pré-Romantismo, que se estendeu de 1808 a 1836.

Oficialmente, o Romantismo foi inaugurado no Brasil com a obra “Suspiros Poéticos”, de Gonçalves de Magalhães, levantando a bandeira de uma literatura voltada para a reflexão sobre a identidade nacional e questões sociais.

Este movimento de transição foi marcado por uma ruptura com os ideais clássicos e por uma valorização da sensibilidade e da individualidade.

Ao mesmo tempo, o Romantismo encontrou no Brasil um terreno fértil para explorar o nacionalismo e a busca por uma identidade cultural própria, embora na prática ainda tenha ficado muito preso às tendências europeias.

A importância do Romantismo para a Literatura Brasileira

Dentre os legados deixados pelo Romantismo na Literatura Brasileira, destacamos os seguintes:

  • A criação de uma literatura nacionalmente reconhecida, com temáticas autenticamente brasileiras, com ênfase na língua nacional, na paisagem e nos símbolos do país.
  • Ampliação da expressividade e da liberdade criativa dos autores.
  • Influência política, através de obras que refletiam o contexto revolucionário e os sentimentos nacionalistas da época.
  • Promoção de um interação entre literatura e outras esferas sociais. Como no caso dos poemas abolicionistas de Castro Alves.
  • Rompeu com o modelo literário anterior, propondo novos padrões estéticos baseados na emoção e na valorização do indivíduo.
  • Foi fundamental na construção do ideal de nação e de uma identidade brasileira, ao exaltar o passado histórico e a diversidade cultural do Brasil.

A poesia romântica

A poesia romântica

Na poesia, o Romantismo brasileiro favoreceu a criatividade e uma forma de expressão mais sentimental e subjetiva, com temas que iam desde o amor até elementos patrióticos.

Gonçalves Dias, por exemplo, destacou-se como um dos maiores poetas românticos, eternizando-se com clássicos como “Canção do Exílio” e “I-Juca-Pirama“.

A prosa romântica

A prosa romântica

A narrativa em prosa também foi marcada intensamente pelo Romantismo, que se dividiu basicamente em romances urbanos e romances regionais ou históricos. Estes últimos influenciados notadamente pelo socialismo utópico da época.

A prosa romântica abriu caminhos para reflexões sociopolíticas e para a construção de uma literatura que dialogava com os desejos e com a realidade do povo brasileiro.

Por exemplo, “Senhora“, de José de Alencar, retrata as nuances sociais e as relações amorosas na sociedade carioca da época.

O teatro romântico

O teatro romântico

Embora menos lembrado do que a prosa e a poesia, o teatro romântico foi outra frente importante para o desenvolvimento cultural do Brasil.

Contribuiu decisivamente para uma maior autonomia cultural e para a experimentação de formas inovadoras na arte de encenar, inserindo elementos brasileiros que rompiam com influências externas.

O Noviço“, comédia de Martins Pena, reflete as características do Romantismo no contexto teatral brasileiro, misturando elementos de crítica social com o drama familiar. Além disso, ele usa a prosa para representar a fala dos personagens, uma inovação na época (já que, nos movimentos anteriores, o uso dos versos era predominante).

Referência

Com informações de Romantismo: A Formação da Literatura Brasileira, de Júlio Flávio Vanderlan Ferreira. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/ROMANTISMO-A-FORMA%C3%87%C3%83-DA-LITERATURA-BRASILEIRA_j%C3%BAlio-fl%C3%A1vio.pdf>

Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 curiosidades sobre Dante e a Divina Comédia