Literatura online

8 Curiosidades sobre Hamlet, de Shakespeare

Alexandre Garcia Peres

A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" era originalmente "Ser ou não ser, ai está o ponto" no primeiro manuscrito impresso de Hamlet.

Hamlet" foi inspirado numa obra anterior perdida, provavelmente escrita por Thomas Kyd. Sim, havia uma versão de Hamlet antes da de Shakespeare!

Indo ainda mais longe, a saga de Hamlet remonta a uma lenda mais antiga, a história de Amleth, registrada no século XIII por Saxo Grammaticus, onde o jovem Amleth finge loucura para se salvar.

Frases famosas, bastante usadas na língua inglesa, como 'crueldade para ser bondoso' e 'método na loucura' têm origem em Hamlet, infiltrando-se na linguagem cotidiana moderna.

Embora não seja confirmado, acredita-se que William Shakespeare tenha interpretado o Fantasma do Rei Hamlet na produção original da peça. Imagine o próprio autor nos palcos!

Você imaginava? “O Rei Leão” da Disney tem várias semelhanças com "Hamlet", incluindo um tio vilão, um pai que aparece como um fantasma e muito mais!

O ator David Tennant utilizou o crânio verdadeiro do pianista André Tchaíkowsky em sua performance de "Hamlet" em 2008. Arte imitando a vida... Ou seria o contrário?

A complexa relação de Hamlet com sua mãe, Gertrude, inspirou Freud na formulação do Complexo de Édipo, influenciando a psicologia moderna.

Os amigos traíras de Hamlet ganharam sua própria história em “Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos”, do autor Tom Stoppard, mostrando os bastidores da trama vista pela ótica de testemunhas. Também já virou um filme!

Shakespeare escreveu uma maldição para quem perturbasse seu túmulo, localizado na Igreja da Santíssima Trindade em Stratford-upon-Avon. Arraste para cima e entenda!

VOCÊ SABIA?