Um Lance de Dados, de Stéphane Mallarmé – Análise

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O poema “Um Lance de Dados Jamais Abolirá o Acaso”, de Stéphane Mallarmé é uma obra icônica que desafia as convenções tradicionais da poesia.

Mallarmé foi um poeta francês do século XIX, associado ao simbolismo, um movimento literário que valoriza as ideias de ambiguidade, complexidade e sugestão, em contraposição ao realismo e ao naturalismo que enfatizam uma representação direta da realidade.

“Um Lance de Dados” é uma obra que fala, em essência, sobre o acaso, a incerteza e o destino humano, utilizando uma forma inusitada para expressar suas ideias. Foi escrito em 1897 e publicado no mesmo ano na revista Cosmopolis, sendo publicada em livro pela primeira vez em 1914, dezesseis anos após a morte do autor.

Um Lance de Dados, de Stéphane Mallarmé

UM LANCE DE DADOS

JAMAIS

MESMO ATIRADO EM CIRCUNSTÂNCIAS ETERNAS

DO FUNDO DUM NAUFRÁGIO

PORQUE

            o Abismo

Branco

            se expõe

                        furioso

                                   sob uma inclinação

                                               desesperadamente  plana

                                                                                  d’ asa

                                                                                              a sua

recaída prévia dum mal de se erguer no voo

                                    cobrindo os impulsos

                                               cortando rente os ímpetos

            no âmago se resume

a sombra que se afunda nas profundas nessa alternativa vela

                        para adaptar

                                   a tal envergadura

                as suas horríveis profundas como o arcaboiço

                        duma construção

                 que balança dum lado

                                               para o outro

            O MESTRE

emerge

            inferindo

                                                                                              dessa conflagração

                                                                                                                      que se

como uma ameaça

o único Número que não pode

hesita

cadáver descartado

em lugar

            de jogar

                        como um velho maníaco

                                               a partida

                                   em nome das marés

um

naufrágio assim

livre dos antigos cálculos

       esquecido o manobrar com a idade

                        outrora ele empunhava o leme

a seus pés

            num horizonte unânime

prepara

            se agita e se envolve

                        no punho que o ligará

ao destino dos ventos

            ser um outro

                        Espírito

                                   para o Lançar

                                                           na tempestade

                                               e redobrar a divisão e passar altivo

pelo braço do segredo que encerra

invadiu o comandante

correndo pela barba submersa

vindo do homem

            sem nau

                        insignificante

                                               onde será vão

ancestralmente abrir ou não a mão

                                               crispada

                                   além duma cabeça inútil

            legada em desaparição

                                               a alguém ambíguo

                                           imemorial ulterior demónio

nos seus lugares do nada

                                   induz

o ancião a essa conjunção suprema com a probabilidade

                                    o tal

                                          da sombra pueril

acariciada e polida aparada e lavada

                                   amaciada pela onda e afastada

                                     dos ossos duros perdidos em bocejos

                                               nascido

                                                           dum descuido

jogando o mar por antepassado ou o antepassado contra

                                    o mar

                        numa sorte ociosa

São núpcias

da qual a ilusão é uma vela solta obcecada

com o fantasma dum gesto

            que oscila até cair

                                               na loucura

NÃO ABOLIRÁ

TAL COMO

Uma insinuação

ao silêncio

em algo próximo

esvoaça

simples

envolta em ironia

                        ou

                                   precipitado

                                                           uivado

                                                                       mistério

dum turbilhão hilariante e horrível

em redor do abismo

                                   sem nele se fixar

                                                           nem fugir

                                  

a embalar todo o indício virgem

                      

                                                                      TAL COMO

perdida solitária pena

                                                                                  Salvo

quando o encontro ou o aflorar do toque

da meia-noite a deixa

                        imóvel

                        no veludo amarrotado por um riso sombrio

                       

essa brancura rígida

irrisória

                                   que se opõe ao céu

            demasiado

                                   para que não deixe marcas

                                                                       exíguas

                                                                                  em qualquer

                                   amargo príncipe de escolhos

                                   e que disso se enfeita como de irresistível

                                                           heroísmo que sabe contido

                                               pela sua curta e viril razão

                                                                                              em cólera

inquieto

            expiatório e púbere

                                                           calado

            A lúcida e senhorial crista

na fonte invisível

                                                                                              cintila

e depois sombreia

uma estatura gentil e tenebrosa

na sua torção de sereia

através de impacientes escamas

                                   Riso

                                               que

                                              

                                                           Se

de vertigem

de pé

           

            o tempo

                        de esbofetear

bifurcadas

                        numa rocha

            falsa mansão

                                   evaporada na bruma

                        que impôs

                                   fronteiras ao infinito

ERA

de origem estelar

Ou SERIA

            pior

                        nem mais

                                   nem menos     

                                               indiferentemente

                                                                       mas tanto

           

                                              

                                                                                  O NÚMERO

                                                           SE EXISTISSE

diverso da alucinação esparsa da agonia

                                    COMECASSE OU FINDASSE

ensucedor e não negado e preso quando aparecesse

                                   enfim

                        através duma profusão ampliada e rara

                                                                       SE CONTASSE

Como evidência da soma pouca uma

                                                                       SE ILUMINASSE

                       

                                    O ACASO

Cai

        a pena

            rítmica suspensa do sinistro

                                                          para se afundar

                                   na espuma original

            recente onde explode o delírio até ao cimo

                                               desvanecido

                                   pela neutralidade idêntica do abismo

NADA

                           da memorável crise

 em que teve lugar

o acontecimento

havido em vista de qualquer

resultado nulo

                        humano

                                               TERÁ TIDO LUGAR

                        uma simples ascensão na direcção

                        da ausência

SENÃO O LUGAR

inferior marulhar como

para dispersar um acto vazio

            abruptamente

            e

          através da mentira

                         decidir

               a sua perdição

nestas paragens

                        do vago

                                               em que toda a realidade se dissolve

EXCEPTO

                        a altitude

                                               TALVEZ

                                                                       tão longe como

                                                                                              o lugar

que com o além se funde

                                   longe do interesse

                                   que em geral se lhe assinala

segundo esta obliquidade ou aquela

delectividade

                        de fogos

            para esse lugar que deve ser

                        o Setentrião também chamado Norte

                                               UMA CONSTELAÇÃO

                        arrefece no olvido e no desuso

                                                           mesmo que ela enumere

                                   em qualquer vaga e superior superfície

                                                           o choque sideral e sucessivo

                                   do cálculo total em formação

velando

            duvidando

                                   brilhando e meditando

                                                           antes de se deter

                                   em qualquer ponto derradeiro que o sagra

                                   Todo o Pensamento produz um Lance de Dados

(Via Revista PUNKTO)

Análise do poema “Um Lance de Dados”

“Um Lance de Dados” não é um poema comum. A começar pela sua apresentação como um poema visual: a disposição das palavras na página, os espaços em branco, os diferentes tamanhos e tipos de fonte, tudo colabora para a criação do significado e do ritmo da leitura. A própria estruturação do texto, espalhada por vinte páginas, se torna uma metáfora para o conceito do acaso e do destino, elementos centrais na poética de Mallarmé.

A leitura do poema não é linear como um poema comum. Há painéis, “ilhas de significação”, que, lidas juntas, ajudam a formar o sentido. Assim sendo, o texto vai e vem, de um página para outro. O próprio título, “Um Lance de Dados Jamais Abolirá o Acaso“, marcado em negrito e em caixa alta, está espalhado ao longo do poema, originalmente nas páginas 1, 6 e 8.

um lance de dados jamais abolirá o acaso

Página original da publicação de Mallarmé de “Um lance de dados jamais abolirá o acaso”

O poeta curitibano Paulo Leminski, em seu ensaio Arte Inútil, Arte Livre?, refletindo sobre o conceito de “Arte pela Arte”, chega a dizer quer este poema de Mallarmé é o maior e último (no sentido de ser a forma final) exemplo de uma arte livre, sem nenhum moralismo, nem obrigação de agradar ou instruir:

Significativamente, a evolução da poesia moderna, em fins do século XIX e inícios do XX, deriva diretamente desses cultores ‘arte pela arte’: a poesia moderna não existiria sem Baudelaire ou Mallarmé. Isso se deve principalmente ao fato de que esses poetas, libertados dos lastros morais ou patrióticos, puderam fazer a poesia avançar tecnicamente, em termos de linguagem, até os extremos limites, de que o ‘Lance de Dados’ de Mallarmé é o paradigma último“.

O poema começa com a ideia de um lançamento de dados, jamais ocorrido, mesmo que enfrentando circunstâncias eternas. Aqui, Mallarmé sugere a ideia do acaso como uma força eterna e incontrolável.

No fundo de um naufrágio, o abismo se torna um personagem furioso, uma força da natureza que o ser humano tenta compreender, figurado pelo “MESTRE” (autorreferência ao autor ou ao leitor). Este tenta tirar alguma ordem ou sentido desse caos inerente à própria existência.

A água, símbolo de renovação e vida, também representa o acaso e a imprevisibilidade. “O mestre”, talvez referindo-se ao marujo ou ao próprio leitor na tentativa de interpretação, se debate em meio a conceitos de conflagração, ameaça, e como existe um constante jogo entre ações e acontecimentos predeterminados e o imponderável do destino humano.

Mallarmé explora a incerteza e a sensação de suspensão diante do desconhecido. O poema avança por meio de frases que sugerem movimento, queda e incerteza, em um fluxo que remete ao ato de jogar dados – o lance que depende do acaso para definir o destino.

Enquanto a poesia convencional busca a rima e a métrica como forma de organização e sentido, Mallarmé quebra essas expectativas. Ele emprega a tipografia e a posição visual das palavras para influenciar a interpretação do texto. Inverte a construção silábica do francês, desconsidera pontuações, usa diferentes fontes e tamanhos de letras etc.

Não há uma única interpretação para o poema, já  que o leitor desempenha um papel ativo na construção de significado.

No fim das contas, a essência do poema parece encontrar-se na ideia da inutilidade da busca humana por certezas absolutas frente à vastidão do desconhecido – “NADA / da memorável crise […] TERÁ TIDO LUGAR”.

A poesia de Mallarmé é, portanto, uma reflexão sobre a condição humana, a busca por conhecimento e a inevitabilidade do acaso, desafiando o leitor a encontrar ordem na aparente desordem do texto.

Um Lance de Dados, de Stéphane Mallarmé - Análise
Retrato de Mallarmé pintado por Manet
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Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

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