Na pesquisa acadêmica, há uma ferramenta essencial conhecida como revisão da literatura. E, entre os tipos de revisão da literatura, uma se destaca: A Revisão Narrativa de Literatura. Mas afinal, o que é e como se faz uma revisão narrativa?
O Que é a Revisão Narrativa de Literatura?
A Revisão de Literatura, no geral, consiste em buscar, analisar e descrever o conhecimento disponível em uma determinada área, com o propósito de responder perguntas específicas.
A revisão narrativa é um tipo de revisão de literatura, um tipo menos técnico e formalizado quando comparada a outras metodologias de revisão.
Sem critérios sistemáticos definidos, ela não tem como objetivo esgotar todas as fontes de informações existentes sobre um tema. Ou seja, não há regras definidas na hora de escolher o que ler ou analisar.
A busca por material é menos abrangente e a seleção das fontes é muitas vezes, arbitrária, o que pode resultar em uma percepção até mesmo subjetiva dos dados.
Por conta de sua flexibilidade, a revisão narrativa é bastante utilizada para a fundamentação teórica de trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento. Mas cada abordagem tem suas características e adequações específicas, dependendo dos objetivos da pesquisa.
Quais as etapas de uma Revisão Narrativa?
- Formulação de uma pergunta que serve como direcionamento ou de um objetivo a ser explorado.
- Busca de materiais relevantes: livros, artigos científicos, teses, entre outros documentos que falam sobre o tema.
- Avaliação crítica do material encontrado: a reflexão sobre o conteúdo, sendo ela, nesse tipo de revisão, mais valorizada do que a aplicação de procedimentos metodológicos.
- Resumo dos principais argumentos e teorias: informar e comparar os diversos olhares e resultados encontrados.
- Relato das descobertas: apresentação dos pontos principais de maneira coerente e legível, geralmente sem a preocupação de seguir um protocolo de pesquisa.
Outros Tipos de Revisão de Literatura
Além da revisão narrativa, existem outras formas de conduzir a revisão da literatura que distingue-se pelo rigor metodológico e pela precisão na busca de informações.
A revisão sistemática, por exemplo, é considerada uma investigação científica, seja observacional ou experimental. Esta forma de revisão é planejada para responder a questões muito bem definidas, com métodos sistemáticos para a coleta, avaliação e síntese dos estudos primários.
Já a revisão integrativa permite combinar estudos empíricos de metodologias diversas, sejam eles experimentais ou observacionais. Com essa combinação, o pesquisador busca realizar revisões abrangentes e profundas em várias áreas, sempre respeitando o rigor metodológico exigido para esse tipo de estudo.
Com informações de TIPOS DE REVISÃO DE LITERATURA, da Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos.