Na vanguarda do cenário fashion brasileiro, a São Paulo Fashion Week (SPFW) 2024 apresenta-nos mais uma inovação que entrelaça a arte do vestuário com a literatura nacional.
A ALUF, reconhecida por suas criações que transpiram poesia e sofisticação, anunciou que encabeçará os desfiles com sua nova coleção, intitulada “Prosopopéia“, inspirada no épico barroco homônimo de Bento Teixeira, reconhecido como o primeiro poema produzido em terras brasileiras.
Sobre a coleção “Prosopopéia”
A coleção “Prosopopéia” promete resgatar e celebrar a estética barroca, cultuando suas características marcantes através de uma paleta de cores com predominância do preto e dourado, cintos metalizados, e o uso do foil dourado impresso em linho, emulando o luxo e a riqueza do período histórico.
“Coleção nomeada a partir do poema de Bento Teixeira, que dá início a literatura barroca brasileira, pela identificação que o movimento e o próprio ser poeta, que sente tanto, transmitiam a sensação que eu queria trazer para a coleção“, diz o release da ALUF.
A música, componente fundamental em qualquer desfile, será especialmente relevante na apresentação da ALUF. A trilha sonora estará a cargo da Orquestra Sinfônica Heliópolis, composta por jovens músicos que sobressaem no cenário artístico tanto por seu talento quanto por sua dedicação a projetos de solidariedade.
A parceria com a Vicunha vai além de patrocinar o evento, pois a empresa será responsável por vestir a orquestra com tecidos sustentáveis, prezando pelo conforto e pela liberdade de movimento.
Reafirmando seu compromisso ecológico, a ALUF utilizou fibras como o Lenzing Ecovero, um material sustentável derivado da madeira de fontes responsáveis, e fibras recicladas, atestando o casamento entre a alta moda e a responsabilidade ambiental.
E, para completar a narrativa deste diálogo entre as diversas expressões artísticas, a ALUF convida marcas nacionais como Marcela Cavalheri e Escudero para contribuírem com acessórios exclusivos e calçados que dialogam com a poesia barroca e toda a simbologia por trás da obra de Bento Teixeira.
Sobre a Prosopopéia de Bento Teixeira
Publicado originalmente em 1601, Prosopopéia é um poema época escrito por Bento Teixeira, poeta luso-brasileiro que é um marco no barroco brasileiro.
O poema narra as aventuras da família Albuquerque, sendo dedicado a Jorge d’Albuquerque Coelho, que na época governava a Capitania de Pernambuco, onde Bento viveu e provavelmente morreu (há poucas informações sobre sua vida).
Com 94 estrofes, o poema épico tem uma forte inspiração em Os Lusíadas, de Camões. Figuras mitológicas, como Tritão, reúnem-se no Porto de Recife para escutar os grandes feitos da família Albuquerque.