Você é professor de arte, literatura ou língua portuguesa do Ensino Fundamental ou Médio e precisa de um plano de aula para abordar o assunto “Poesia Visual” com seus alunos? Pois você veio ao lugar certo!
O Literatura Online preparou um plano de aula completo abordando o assunto Poesia Visual de forma didática e objetiva! Com este passo a passo, seus alunos vão conseguir entender o que são poemas visuais e ter as competências necessárias para criar seus próprios!
Plano de Aula: Poesia Visual na escola
O plano abaixo foi pensado para acontecer em quatro aulas e envolve tanto momentos mais expositivos, com apresentações de poemas visuais famosos e autores renomados, quanto de momentos práticas, em que os alunos poderão criar suas próprias obras.
Objetivos da aula
- Apresentar aos alunos o conceito de Poesia Visual
- Explorar diferentes exemplos, estilos e abordagens de Poesias Visuais
- Ensinar técnicas variadas para que os alunos consigam criar suas próprias manifestações poéticas
Materiais necessários
- Lousa escolar e giz
- Exemplos variados de poesias visuais (impresso ou em formato de slides)
- Papel sulfite
- Lápis, lápis de cor, caneta, tesoura e cola
- Revistas e jornais para recorte
- Acesso à internet e projetor de slides (opcional)
Aula 1 – Introdução à Poesia Visual (50 minutos)
- Apresentação do conceito de Poesia Visual (5 minutos)
- O que é?
- Quando e onde surgiu?
- Quais as principais características?
- Exibição de exemplos de poemas visuais, destacando os estilos e ressaltando as características de cada autor (15 minutos)
- Sugestões de nomes: Augusto de Campos, Décio Pignatari, Guillaume Apollinaire, Haroldo de Campos, Ronaldo Azeredo, Salette Tavares, José Lino Grünewald, E. M. de Melo e Castro, Paulo Leminski.
- Discussão em grupos sobre as impressões sobre os poemas apresentados (25 minutos)
- Grupos de 3 a 5 estudantes
- A depender da organização e do tempo, distribuir um poema para cada grupo e solicitar que, ao final, cada grupo eleja um representante para apresentar à sala as impressões da equipe
- Tarefa de casa: pesquisar em casa, na internet ou em livros, sobre outros poetas e poemas visuais para apresentar na próxima aula (5 minutos)
Aula 2 – Técnicas de criação de poemas visuais
- Revisão do conteúdo apresentado na aula anterior (5 minutos)
- Nessa etapa, perguntar aos alunos sobre a pesquisa que fizeram depois da primeira aula;
- Apresentação de técnicas mais utilizadas para criar um poema visual (20 minutos)
- Por exemplo: uso de formas geométricas, quebras de linha, espaçamentos, disposição das palavras, cores, símbolos, elementos gráficos, desenhos etc.
- Exercício prático: solicitar que os alunos criem um poema visual utilizando as técnicas apresentadas ao longo da aula (20 minutos)
- O exercício pode ser feito individualmente ou em duplas
- O professor deve passar de carteira em carteira tirando dúvidas e ajudando os estudantes
- Discussão final sobre as criações, dúvidas e feedbacks para melhorias (5 minutos)
- Solicitar que os alunos que não conseguiram terminar durante a aula o façam em casa
- Pedir para que tragam o poema na próxima aula, pois ele será usado em uma nova atividade
Aula 3 – Refinando o poema visual
- Revisão dos poemas criados pelos alunos na aula anterior, com dicas e feedbacks (10 minutos)
- Apresentação de técnicas adicionais para que os alunos possam aprimorar seus poemas (10 minutos)
- Por exemplo: uso de recortes e colagens de revistas
- Apresentar novos exemplos para inspirar os alunos
- Exercício prático: pedir para que os alunos aprimorem os poemas que criaram na aula anterior, explorando novas técnicas e habilidades (25 minutos)
- Os alunos que já tiverem bem encaminhados devem ajudar aqueles com dificuldade
- Encerramento: pedir para que os alunos finalizem seus trabalhos em casa para exposição na próxima aula (5 minutos)
Aula 4 – Exposição dos trabalhos
- Exposição dos poemas visuais criados por cada aluno ou dupla (40 minutos)
- A exposição pode ser feita na sala ou em um ambiente externo; as criações podem ser colocadas nas paredes ou nas carteiras, e os alunos devem transitar de criação para criação analisando as criações
- Nesse momento, o professor ou professora pode aproveitar para avaliar a criação de cada aluno/dupla e atribuir uma nota
- Discussão final sobre a experiência de criação de poemas visuais (10 minutos)
- Incentive os alunos a exporem suas percepções e procure mais ouvir nesta etapa.
Lembrando que o plano de aula acima é apenas uma sugestão. Sinta-se à vontade para fazer alterações e adaptar o projeto às condições e necessidades de sua escola e alunos!