...

Poesia Visual – Plano de Aula para ensinar poema visual na escola

Criança escrevendo em um papel com um lápis - imagem para uma postagem sobre um plano de aula a respeito de Poesia VisualVocê é professor de arte, literatura ou língua portuguesa do Ensino Fundamental ou Médio e precisa de um plano de aula para abordar o assunto “Poesia Visual” com seus alunos? Pois você veio ao lugar certo!

Literatura Online preparou um plano de aula completo abordando o assunto Poesia Visual de forma didática e objetiva! Com este passo a passo, seus alunos vão conseguir entender o que são poemas visuais e ter as competências necessárias para criar seus próprios!

Plano de Aula: Poesia Visual na escola

 

O plano abaixo foi pensado para acontecer em quatro aulas e envolve tanto momentos mais expositivos, com apresentações de poemas visuais famosos e autores renomados, quanto de momentos práticas, em que os alunos poderão criar suas próprias obras.

Objetivos da aula

  • Apresentar aos alunos o conceito de Poesia Visual
  • Explorar diferentes exemplos, estilos e abordagens de Poesias Visuais
  • Ensinar técnicas variadas para que os alunos consigam criar suas próprias manifestações poéticas

Materiais necessários

  • Lousa escolar e giz
  • Exemplos variados de poesias visuais (impresso ou em formato de slides)
  • Papel sulfite
  • Lápis, lápis de cor, caneta, tesoura e cola
  • Revistas e jornais para recorte
  • Acesso à internet e projetor de slides (opcional)

Aula 1 – Introdução à Poesia Visual (50 minutos)

  • Apresentação do conceito de Poesia Visual (5 minutos)
    • O que é?
    • Quando e onde surgiu?
    • Quais as principais características?
  • Exibição de exemplos de poemas visuais, destacando os estilos e ressaltando as características de cada autor (15 minutos)
    • Sugestões de nomes: Augusto de Campos, Décio Pignatari, Guillaume Apollinaire, Haroldo de Campos, Ronaldo Azeredo, Salette Tavares, José Lino Grünewald, E. M. de Melo e Castro, Paulo Leminski.
  • Discussão em grupos sobre as impressões sobre os poemas apresentados (25 minutos)
    • Grupos de 3 a 5 estudantes
    • A depender da organização e do tempo, distribuir um poema para cada grupo e solicitar que, ao final, cada grupo eleja um representante para apresentar à sala as impressões da equipe
  • Tarefa de casa: pesquisar em casa, na internet ou em livros, sobre outros poetas e poemas visuais para apresentar na próxima aula (5 minutos)

Aula 2 – Técnicas de criação de poemas visuais

  • Revisão do conteúdo apresentado na aula anterior (5 minutos)
    • Nessa etapa, perguntar aos alunos sobre a pesquisa que fizeram depois da primeira aula;
  • Apresentação de técnicas mais utilizadas para criar um poema visual (20 minutos)
    • Por exemplo: uso de formas geométricas, quebras de linha, espaçamentos, disposição das palavras, cores, símbolos, elementos gráficos, desenhos etc.
  • Exercício prático: solicitar que os alunos criem um poema visual utilizando as técnicas apresentadas ao longo da aula (20 minutos)
    • O exercício pode ser feito individualmente ou em duplas
    • O professor deve passar de carteira em carteira tirando dúvidas e ajudando os estudantes
  • Discussão final sobre as criações, dúvidas e feedbacks para melhorias (5 minutos)
    • Solicitar que os alunos que não conseguiram terminar durante a aula o façam em casa
    • Pedir para que tragam o poema na próxima aula, pois ele será usado em uma nova atividade

Aula 3 – Refinando o poema visual

  • Revisão dos poemas criados pelos alunos na aula anterior, com dicas e feedbacks (10 minutos)
  • Apresentação de técnicas adicionais para que os alunos possam aprimorar seus poemas (10 minutos)
    • Por exemplo: uso de recortes e colagens de revistas
    • Apresentar novos exemplos para inspirar os alunos
  • Exercício prático: pedir para que os alunos aprimorem os poemas que criaram na aula anterior, explorando novas técnicas e habilidades (25 minutos)
    • Os alunos que já tiverem bem encaminhados devem ajudar aqueles com dificuldade
  • Encerramento: pedir para que os alunos finalizem seus trabalhos em casa para exposição na próxima aula (5 minutos)

Aula 4 – Exposição dos trabalhos

  • Exposição dos poemas visuais criados por cada aluno ou dupla (40 minutos)
    • A exposição pode ser feita na sala ou em um ambiente externo; as criações podem ser colocadas nas paredes ou nas carteiras, e os alunos devem transitar de criação para criação analisando as criações
    • Nesse momento, o professor ou professora pode aproveitar para avaliar a criação de cada aluno/dupla e atribuir uma nota
  • Discussão final sobre a experiência de criação de poemas visuais (10 minutos)
    • Incentive os alunos a exporem suas percepções e procure mais ouvir nesta etapa.

Lembrando que o plano de aula acima é apenas uma sugestão. Sinta-se à vontade para fazer alterações e adaptar o projeto às condições e necessidades de sua escola e alunos!

Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que se aprende no curso de Letras? 5 livros de Cozy Fantasy para escapar da realidade Os 7 Melhores Livros do Kindle Unlimited Teoria liga Anne Hathaway a William Shakespeare 5 obras da Literatura Gótica que você precisa conhecer
Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.