Um novo filme francês estreia hoje, 14 de março de 2024, nos cinemas brasileiros.
Trata-se de “O Livro da Discórdia“, mais recente trabalho de Baya Kasmi que assumiu o comando da direção e do roteiro, este último em parceria com Michel Leclerc. A produção abriu-se ao grande público através do Festival Varilux de Cinema Francês e tem previsão de estreia por todo o Brasil a partir de hoje.
A narrativa da comédia gira em torno de Youssef Salem, papel desempenhado com vigor por Ramzy Bedia, um escritor com origens argelinas residindo em Paris.
Ao publicar um livro que descreve as idiossincrasias de sua família e os contornos de sua juventude, o protagonista acaba se tornando uma figura célebre. Porém, o enredo mergulha nas complexas relações familiares e na intersecção cultural que caracteriza a vida de imigrantes argelinos e seus descendentes na França, tocando ainda em temáticas delicadas como tabus sexuais.
Kasmi apoia-se em uma abordagem que entrelaça leveza à inteligência, conferindo ao filme traços de uma comédia que consegue ser ao mesmo tempo divertida e perspicaz no trato de questões culturais densas. O humor, portanto, é utilizado como ferramenta para uma exploração mais aprofundada e acessível de tópicos por vezes espinhosos.
Com duração de 1 hora e 37 minutos, o longa-metragem está sob os cuidados da Bonfilm, que também é responsável por trazer outras obras ao circuito cinematográfico nacional no primeiro semestre de 2024. Entre eles, “Cinema É Uma Droga Pesada”, de Cédric Kahn, e “Ma”, sem mais detalhes divulgados até o presente momento.
Onde assistir O Livro da Discórdia?
Veja cinemas com sessões confirmadas:
- BRASÍLIA: Espaço Itaú Casa Park Shopping
- SÃO PAULO: Espaço Itaú Frei Caneca
- SALVADOR: Saladearte CineMAM e Saladearte Cinema do Museu
- PORTO ALEGRE: Bourbon Country e Cinemateca Paulo Amorim
- BELO HORIZONTE: Cinearte Ponteio
- ARARAQUARA – SP: Cine Lupo
- RIBEIRÃO PRETO – SP: Cine Belas Artes
- SÃO CARLOS – SP: Cine São Carlos
- MANAUS: Cine Casarão
- MACEIÓ: CineSystem