A Fanfiction, ou simplesmente Fanfic, como é abreviada, vem se tornando uma prática cada vez mais comum na era digital, sendo um terreno fértil onde fãs apaixonados se tornam autores, dando novos rumos às histórias e personagens que tanto admiram.
O que é Fanfic?
A Fanfic é uma narrativa ficcional criada por fãs (daí o nome, “fan fiction”, “ficção de fã”) que se apoia em universos, personagens e enredos de obras já famosas e estabelecidas.
É uma forma de expressão que permite aos adeptos explorarem suas criatividades, muitas vezes misturando elementos originais com acréscimos pessoais.
Por exemplo: imagine que você é muito fã do universo de Harry Potter. Aí você cria uma história própria, ambientada nesse universo, com personagens novos (ou personagens já famosos da série), mas com elementos já estabelecidos, como a escola de Hogwarts. Pronto: você criou uma fanfic!
Sendo criações de fãs amadores, as fanfics geralmente não são reconhecidas ou autorizadas pelos detentores dos direitos autorais das obras originais e raramente são publicadas por vias oficiais. Então a fanfic do exemplo, de Harry Potter, não poderia ser publicada em livro ou adaptada para os cinemas, por exemplo.
O conteúdo da Fanfic pode variar de breves textos a romances completos, abordando temas que vão desde narrativas fiéis à fonte inspiradora (um novo estudante de Hogwarts na mesma época de Harry, por exemplo) até reimaginações completas (o mundo de Hogwarts sendo tomado por alienígenas).
O termo “fanfiction” surgiu originalmente no século XX, no nascimento e fortalecimento das leis de direitos autorais que começaram a demarcar a linha entre o uso autorizado e não autorizado de propriedades intelectuais.
Desde então, a prática evoluiu, inicialmente circulando em fanzines impressos, até explodir na internet, onde plataformas digitais, como o Wattpad, facilitam o compartilhamento dessas obras.
Principais características da fanfic
- Escritas por fãs não profissionais, sem autorização formal dos criadores originais.
- Podem ser baseadas em qualquer tipo de mídia, incluindo romances, séries de TV, filmes, músicas, animes, mangás e videogames.
- O tamanho dos textos varia bastante, indo de pequenos fragmentos a obras extensas.
- Divulgação própria, geralmente em plataformas digitais, como o Wattpad.
Exemplos de Fanfics famosas
- “50 tons de Cinza”, de E. L. James, nasceu originalmente como uma fan fiction de Crepúsculo, mas com uma história mais erótica.
- “My Immortal”, uma fanfic de Harry Potter publicada entre 2006 e 2007, centrada em uma vampira e sua relação com personagens da série principal.
- “After”, de Anna Todd, é uma fanfiction baseada na boy band One Direction. Chegou a ganhar uma adaptação para os cinemas em 2019.
- A saga literária “Cidade dos Ossos”, de Cassandra Clare, teve bastante inspiração na The Draco Trilogy, uma fanfiction de Harry Potter, da mesma autora, centrada no personagem Draco Malfoi.