De Joelhos, de Auta de Souza – Análise

“De Joelhos”, de Auta de Souza, é um poema que fala da busca por refúgio e consolo na , em meio a dores e saudades que afligem a alma.

“De Joelhos”, de Auta de Souza

Ajoelhada, ó minh’alma, abraçando o madeiro
Em que morreu Jesus, o teu celeste amigo!
A seus pés acharás o pouso derradeiro,
O derradeiro amparo, o derradeiro abrigo.

Ajoelha e soluça… A noite, mãe piedosa,
Te aperta contra o seio e te ensina a rezar…
Balbucia a oração, pequenina e formosa,
Das estrelas no céu e das ondas no Mar.

Ajoelha e soluça, implorando a alegria
Que a saudade sem fim do coração te arranca,
E a graça de viver, como a Virgem Maria,
Eternamente pura, eternamente branca.

Ajoelha e repete a prece imaculada
Que aprendeste a rezar no tempo de criança;
Deixa a prece subir como uma ária encantada
Se evolando da terra ao País da Esperança.

Ajoelha e soluça… A dúvida, que importa?
Ninguém poderá rir ante uma dor tamanha…
Todos beijam a Cruz, toda a descrença é morta
Quando se chega ao pé da sagrada montanha.

De joelhos, minh’alma, ao pé do lenho santo
Em que sofre Jesus a derradeira pena!
Deixa cair-lhe aos pés em gotas o teu pranto…
Que as enxugue no Céu a doce Madalena!

Ajoelha e soluça, implorando a alegria
Que a saudade sem fim do coração te arranca,
E a graça de viver, como a Virgem Maria,
Eternamente pura, eternamente branca…

Serra da Raiz – 2 – 1898.

Análise do poema “De Joelhos

O poema “De Joelhos”, da poetisa Auta de Souza, revela uma profunda conexão com a espiritualidade e a busca por conforto na fé cristã. Ele é uma convocação a se entregar à devoção como forma de encontrar paz e alívio diante das adversidades, das dores e dos problemas da vida.

Vemos a alma sendo convidada a ajoelhar-se, em submissão e súplica. A imagem do “madeiro“, referência à cruz de Cristo, é um símbolo de salvação e amparo final para todos os males e dores, indicando que é no sofrimento que muitas vezes as pessoas encontram um ponto de ligação com o divino.

A repetição do verbo “ajoelhar” e “soluçar” enfatiza a necessidade de a alma humilde reconhecer a sua pequenez diante do cosmos, simbolizado pelas  “estrelas no céu e das ondas no Mar”.

Há um processo de aprendizado contínuo em que a noite, personificada como “mãe piedosa”, ensina a rezar, ou seja, a educar a alma em sua jornada espiritual, um ato tanto natural quanto divino.

A saudade, elemento central do poema, surge como um sentimento devastador, mas também como um impulso para buscar a pureza e a graça, simbolizada pela figura de “Virgem Maria” — um ideal de pureza e santidade ao qual a alma aspira em meio ao seu sofrimento. A pureza é então associada a um estado de graça espiritual, possivelmente inatingível, mas ainda assim desejado.

O convite para reviver as orações da infância sugere uma volta à inocência e à fé inquestionável de tempos mais simples, enquanto a prece que se eleva evoca uma ascensão espiritual, um desejo de transcendência.

Diante da dúvida e da descrença, o poema sugere que as dúvidas se dissipam diante do do sofrimento humano, o que leva ao entendimento de que a fé e a devoção são respostas humanas universais diante das adversidades.

De Joelhos, de Auta de Souza - Análise
Pintura "Cristo Crucificado", de Velázquez
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Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

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