Por que Shakespeare é chamado de “Bardo de Avon”?

Share

Popularmente aclamado como “O Bardo de Avon”, o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare deixou uma marca na literatura ocidental. Mas por que Shakespeare conquistou esse título?

Por que Shakespeare é conhecido como “Bardo de Avon”?

A palavra “bardo” tem raízes antigas e era usada para designar poetas que compunham e recitavam versos carregados de emoção e narrativas épicas.

Com o passar do tempo, o termo expandiu seu significado para incluir poetas de grande habilidade e contribuição cultural. Shakespeare se encaixa de maneira exemplar neste perfil.

Por que Shakespeare é chamado de Bardo de Avon

Sua habilidade em moldar a linguagem para expressar as mais profundas emoções humanas (inclusive criando palavras novas), narrar tragédias e comédias com maestria e explorar temas universais como amor, coragem, e morte, lhe renderam o título de “O Bardo“.

A contribuição de Shakespeare para a literatura e a língua inglesa é imensa. Ele não apenas criou inúmeras obras-primas que exploram os gêneros de tragédia, comédia e poesia lírica (como seus sonetos), mas também expandiu o vocabulário da língua inglesa, introduzindo cerca de 2.000 novas palavras e expressões.

Além disso, o epíteto “de Avon” faz referência à sua terra natal, Stratford-upon-Avon, em Warwickshire, na Inglaterra. O rio Avon, um símbolo da região, passou a ser quase sinônimo da origem e da identidade de Shakespeare.

Assim, o título completo “Bardo de Avon” não só destaca seu nível de poeta excepcional, mas também faz uma conexão com seu lugar de origem.

Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teoria liga Anne Hathaway a William Shakespeare 5 obras da Literatura Gótica que você precisa conhecer 8 curiosidades sobre Hamlet que você não sabia A sinistra maldição na cova de William Shakespeare Rousseau: 10 pontos para entender a Desigualdade