185 anos de Machado de Assis: 5 livros para conhecê-lo

Share

Em comemoração aos 185 anos de Machado de Assis, destacamos aqui cinco livros essenciais para conhecer o “Bruxo do Cosme Velho”.

1 – O Alienista

Este texto, publicado em 1882, traz a história de Simão Bacamarte, um médico que resolve construir um asilo, a Casa Verde, na pequena Itaguaí.

capas do livro o alienista, machado de assis

Bacamarte dedica-se ao estudo da loucura, internando grande parte da população sob critérios que, com o tempo, se tornam cada vez mais arbitrários.

O conto, ou novela, como preferem alguns, utiliza o humor para provocar reflexões profundas sobre os limites entre a sanidade e a loucura, bem como a maneira como a sociedade lida com esses dois conceitos.

2 – Dom Casmurro

Dom Casmurro“, publicado pela primeira vez em 1899, é o retrato íntimo do narrador e personagem Bento Santiago, o “Bentinho”, que busca, por meio da escrita, reconciliar-se com seu passado.

Narrado em primeira pessoa, o romance conduz o leitor através da vida de Bentinho, seu amor por Capitu e as suspeitas de traição que devastam seu mundo (e o dela).

capas do livro dom casmurro de machado de assis

A obra é um dos maiores expoentes da literatura brasileira, reconhecida mundialmente pela profunda exploração do ciúme, da memória e da subjetividade, mantendo-se aberta a uma multiplicidade de interpretações.

Embora não seja o ponto-chave do livro, pouco importando o que realmente aconteceu, fica a questão no final entre todos aqueles que leem: Capitu traiu ou não Bentinho?

3 – Memórias Póstumas de Brás Cubas

Considerada o marco inicial do realismo no Brasil, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada após uma versão seriada em folhetim em 1880, é uma autobiografia fictícia ditada por um defunto.

capas do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de machado de assis

Brás Cubas, defunto-autor, nos apresenta sua vida e seus pensamentos, numa narrativa não linear que subverte o romance tradicional: é contada de trás pra frente, do momento em que ele morre até o seu nascimento. O início é bastante emblemático, com Brás Cubas dedicando o livro ao primeiro verme que devorar sua carne.

Escravidão, classes sociais, o vazio da existência burguesa, entre outros, são temas explorados com ironia e crítica aguda neste livro que ganhou repercussão internacional recentemente após vídeos virais no TikTok.

4 – Quincas Borba

Seguindo “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” elabora e se aprofunda nas ideias de seu antecessor, estabelecendo-se como uma peça central na chamada trilogia realista do autor.

Capas do livro quincas borbas, de machado de assis

Publicado em 1891, o livro narra a ascensão e queda de Rubião, que, acabando herdeiro do filosofo Quincas Borba e da sua filosofia fictícia, o Humanitismo, vivencia a exploração e a decadência acompanhado pelo cachorro que o filósofo deixou para ele, também chamado Quincas Borba.

A obra é uma crítica social incisiva, ressaltando a tênue linha entre sanidade, ambição e loucura, pois Quincas acaba enlouquecendo após um amor não-correspondido.

5 – Contos Fluminenses

Esta coletânea de contos, publicada inicialmente em 1870, prestigia o Rio de Janeiro Imperial como cenário para suas narrativas. Em “Contos Fluminenses”, Machado de Assis explora o amor em suas diversas facetas – por vezes difícil, frustrado ou mesmo impossível.

capas do livro contos fluminenses de machado de assis

Aqui, o leitor encontrará histórias como, por exemplo, “Miss Dollar”, onde um médico se vê enredado pelo amor à dona de uma cadelinha perdida, demonstrando desde cedo a maestria do escritor em tratar de sentimentos complexos e universais.

Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teoria liga Anne Hathaway a William Shakespeare 5 obras da Literatura Gótica que você precisa conhecer 8 curiosidades sobre Hamlet que você não sabia A sinistra maldição na cova de William Shakespeare Rousseau: 10 pontos para entender a Desigualdade