Os livros curtinhos de terror dessa lista provam que não é necessário um calhamaço para instigar a fuga da realidade ou o arrepio na espinha! Do horror cósmico de H.P. Lovecraft ao inexplicável de Stephen King!
1 – Nas Montanhas da Loucura, de H.P. Lovecraft
Um marco do horror cósmico do século XX, “Nas Montanhas da Loucura”, de H.P. Lovecraft, publicado originalmente em 1931, continua fascinante.
O leitor acompanha uma expedição para a Antártida onde são descobertas evidências de civilizações de eras passadas muito além da compreensão humana.
Apesar das questões raciais envolvendo a figura de H.P. Lovecraft, não tem como negar que o livro é um marco na literatura fantástica de horror, proporcionando uma viagem ao desconhecido. O uso excessivo de metáforas e referências, porém, é uma barreira a ser quebrada na leitura.
- 132 páginas na edição da Editora Hedra.
2 – Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson
“Eu Sou a Lenda”, escrito por Richard Matheson e lançado em 1954, é uma obra que une ficção científica e horror.
O protagonista, Robert Neville, é o último homem em uma Terra onde todos se transformaram em criaturas assustadoras. Este romance explora o apocalipse vampírico e a luta pela sobrevivência em meio ao isolamento.
A narrativa foi tão influente que serviu de inspiração para diversas adaptações cinematográficas. Porém, é um pouco mais longo do que os demais da lista, então, pra terminar em apenas um fim de semana, vai ter que ler bastante!
- 384 páginas na edição da Editora Aleph, mas a leitura flui com facilidade!
3 – Carrie, a Estranha, de Stephen King
Stephen King trouxe ao mundo, com “Carrie a Estranha”, uma história que ultrapassa o simples medo ao abordar questões sociais pertinentes, como o bullying.
A protagonista, Carrie White, é uma adolescente atormentada na escola e em casa por uma mãe extremamente religiosa. A descoberta de seus poderes telecinéticos desencadeia uma busca por vingança.
Publicado inicialmente em 1974, este livro é reconhecido como um clássico moderno no gênero de terror e a primeira obra do mestre de terror Stephen King.
- 200 páginas na edição da Editora Objetiva.
4 – Hellraiser: Renascido do Inferno, de Clive Barker
Clive Barker apresenta um universo de horror explícito em “Hellraiser: Renascido do Inferno”.
Lançado em 1986, o livro introduz os leitores ao doloroso mundo de Pinhead e as criações sobrenaturais conhecidas como Cenobitas.
A trama gira em torno de uma caixa que, ao ser solucionada, abre portais para dimensões alternativas repletas de tormentos indescritíveis. A narrativa curta, mas intensa, inspirou uma bem-sucedida série de filmes.
- 160 páginas na edição da Editora Darkside.
5 – O Nevoeiro, de Stephen King
Finalizando nossa lista de livros curtos de terror, em “O Nevoeiro”, conto que faz parte do livro “Tripulação de Esqueletos” de 1980, Stephen King cria uma ameaça inesperada e sobrenatural.
O conto descreve a situação de um pequeno grupo de pessoas presas em um supermercado enquanto um nevoeiro misterioso engole a cidade, escondendo criaturas inimagináveis.
Com sua maestria em construir a tensão e o medo do desconhecido, King utiliza este cenário limitado para explorar as dinâmicas humanas sob pressão extrema.
- O livro Tripulação de Esqueletos (Editora Suma) tem 624 páginas, mas o conto “O Nevoeiro” tem menos de 200 páginas!