Geração Beat: tudo sobre o movimento literário

A Geração Beat foi um movimento literário que surgiu nos Estados Unidos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Muito associado à contracultura, o grupo de autores da Geração Beat moldou a literatura da época e influenciou a cultura e a política americanas durante os anos 1950 e 1960.

O que foi e onde surgiu a Geração Beat?

A Geração Beat surgiu com figuras como Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Jack Kerouac, entre outros, que se reuniam na Columbia University em Nova York, em meados de 1944.

Allen Ginsberg e Jack Kerouac

Allen Ginsberg e Jack Kerouac

Este grupo pioneiro, composto também por Herbert Huncke e Lucien Carr, se expandiu para a costa oeste dos Estados Unidos, especialmente em São Francisco, onde a cena literária floresceu e interagiu com o que ficou conhecido como “Renascença de São Francisco”.

Os “beatniks”, como eram chamados os integrantes do movimento, levavam vidas nômades, organizando-se em comunidades e influenciando profundamente o surgimento do movimento hippie. Jazz, drogas, sexo livre e vida nômade eram algumas das bandeiras desse movimento. Faziam parte de uma geração inconformada com a realidade após os horrores da 2ª Guerra e das contradições do capitalismo, optando por uma vida marginalizada e rebelde, com uma visão mística e uma poesia libertária.

A origem do nome é bastante curiosa: mistura o termo “beat” (batida), possível referência ao jazz, e “nik”, uma referência ao satélite Sputnik, lançado pela União Soviética em 1957. Aliás, reza a lenda que John Lennon era beatnik, e que o nome da banda, The Beatles, é um aceno ao movimento.

O que a literatura da Geração Beat defendia?

Os escritores da Geração Beat eram conhecidos por sua rejeição dos valores narrativos tradicionais, embarcando em uma busca espiritual que incluía a exploração de religiões como o Catolicismo e o Budismo.

Eles eram contra o materialismo econômico e buscavam retratar a condição humana de forma explícita, frequentemente recorrendo ao uso de drogas psicodélicas e promovendo a liberdade sexual. Muitos de seus membros, como Allen Ginsberg, seguiam ideais comunistas e denunciavam as desigualdades e os impasses sociais que acompanham o capitalismo.

Da esquerda para a direita, Allen Ginsberg, Michael McClure e Bruce Connor em São Francisco, 1965 (Imagem: Larry Keenan)

Da esquerda para a direita, Allen Ginsberg, Michael McClure e Bruce Connor em São Francisco, 1965 (Imagem: Larry Keenan)

O movimento defendia o não-conformismo (ou seja, manter sempre um espírito de rebeldia) e uma criatividade espontânea, desafiando as normas estabelecidas da sociedade. A poesia, por exemplo, era usada como arma, sendo declamada nas ruas e frequentemente alvo de repreensão da polícia.

Características da Geração Beat

  • Intensidade narrativa: Os textos eram caracterizados por uma narrativa vigorosa e temas profundos.
  • Escrita compulsiva: Muitos escritores adotaram um estilo de escrita quase frenético.
  • Fluxo de pensamento caótico: A estrutura dos textos frequentemente refletia uma mente desordenada.
  • Linguagem informal: O uso de gírias, palavrões e expressões coloquiais era comum.
  • Igualdade étnica: Havia um forte apoio à miscigenação e trocas culturais entre diferentes raças.
  • Influência do jazz: A música jazz, com seu ritmo e improvisação, inspirou muitos dos escritores.
  • Conexão com outras artes: Houve uma significativa interação com artistas plásticos e músicos, enriquecendo o movimento.

A poesia Beatnik

A poesia beatnik, exemplificada por obras como “Uivo”, de Allen Ginsberg, marcada por um estilo narrativo intenso e informal.

Os poemas frequentemente apresentavam um fluxo de pensamento desordenado, utilizando gírias e palavrões do vocabulário marginal nova-iorquino. A transmissão oral e a igualdade étnica eram muito valorizadas, refletindo a influência do jazz e a diversidade cultural do submundo da cidade.

Trecho de “O Uivo”, de Allen Ginsberg (tradução de Claudio Willer)

UIVO

para Carl Solomon

Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus,
arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa,
hipsters com cabeça de anjo ansiando pelo antigo contato celestial com o dínamo estrelado na maquinaria da noite,
que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis apartamentos sem água quente, flutuando sobre os tetos das cidades contemplando jazz,
que desnudaram seus cérebros ao céu sob o Elevado e viram anjos maometanos cambaleando iluminados nos telhados das casas de cômodos,
que passaram por universidades com olhos frios e radiantes alucinando Arkansas e tragédias à luz de Blake entre os estudiosos da guerra,
que foram expulsos das universidades por serem loucos & publicarem odes obscenas nas janelas do crânio,
que se refugiaram em quartos de paredes de pintura descascada em roupa de baixo queimando seu dinheiro em cestos de papel, escutando o Terror através da parede,
que foram detidos em suas barbas púbicas voltando por Laredo com um cinturão de marijuana para Nova York,
que comeram fogo em hotéis mal pintados ou beberam terebintina em Paradise Alley, morreram ou flagelaram seus torsos noite após noite com sonhos, com drogas, com pesadelos na vigília, álcool e caralhos e intermináveis orgias,
incomparáveis ruas cegas sem saída de nuvem trêmula e clarão na mente pulando nos postes dos pólos de Canadá & Paterson, iluminando completamente o mundo imóvel do Tempo intermediário,
solidez de Peiote dos corredores, aurora de fundo de quintal com verdes árvores de cemitério, porre de vinho nos telhados, fachadas de lojas de subúrbio na luz cintilante de néon do tráfego na corrida de cabeça feita do prazer, vibrações de sol e lua e árvore no ronco de crepúsculo de inverno de Brooklyn, declamações entre latas de lixo e a suave soberana luz da mente,
que se acorrentaram aos vagões do metrô para o infindável percurso do Battery ao sagrado Bronx de benzedrina até que o barulho das rodas e crianças os trouxesse de volta, trêmulos, a boca arrebentada e o despovoado deserto do cérebro esvaziado de qualquer brilho na lúgubre luz do Zoológico,
que afundaram a noite toda na luz submarina de Bickford’s, voltaram à tona e passaram a tarde de cerveja choca no desolado Fuggazi’s escutando o matraquear da catástrofe na vitrola automática de hidrogênio,
que falaram setenta e duas horas sem parar do parque ao apê ao bar ao Hospital Bellevue ao Museu à Ponte de Brooklyn,
batalhão perdido de debatedores platônicos saltando dos gradis das escadas de emergência dos parapeitos das janelas do Empire State da Lua,
tagarelando, berrando, vomitando, sussurrando fatos e lembranças e anedotas e viagens visuais e choques nos hospitais e prisões e guerras,
intelectos inteiros regurgitados em recordação total com os olhos brilhando por sete dias e noites, carne para a sinagoga jogada à rua,
que desapareceram no Zen de Nova Jersey de lugar algum deixando um rastro de cartões-postais ambíguos do Centro Cívico de Atlantic City,
sofrendo suores orientais, pulverizações tangerianas nos ossos e enxaquecas da China por causa da falta da droga no quarto pobremente mobiliado de Newark,
que deram voltas e voltas à meia-noite no pátio da ferrovia perguntando-se aonde ir e foram, sem deixar corações partidos,
que acenderam cigarros em vagões de carga, vagões de carga, vagões de carga que rumavam ruidosamente pela neve até solitárias fazendas dentro da noite do avô,
que estudaram Plotino, Poe, São João da Cruz, telepatia e bop-cabala pois o Cosmos instintivamente vibrava a seus pés em Kansas,
que passaram solitários pelas ruas de Idaho procurando anjos índios e visionários que eram anjos índios e visionários,
que só acharam que estavam loucos quando Baltimore apareceu em êxtase sobrenatural,
que pularam em limusines com o chinês de Oklahoma no impulso da chuva de inverno na luz das ruas de cidade pequena à meia-noite,
que vaguearam famintos e sós por Houston procurando jazz ou sexo ou rango e seguiram o espanhol brilhante para conversar sobre América e Eternidade, inútil tarefa, e assim embarcaram num navio para a África,
que desapareceram nos vulcões do México nada deixando além da sombra de suas calças rancheiras e a lava e a cinza da poesia espalhadas pela lareira Chicago,
que reapareceram na Costa Oeste investigando o FBI de barba e bermudas com grandes olhos pacifistas e sensuais em suas peles morenas, distribuindo folhetos ininteligíveis,
que apagaram cigarros acesos em seus braços protestando contra o nevoeiro narcótico de tabaco do Capitalismo,
que distribuíram panfletos supercomunistas em Union Square, chorando e despindo-se enquanto as sirenes de Los Alamos os afugentavam gemendo mais alto que eles e gemiam pela Wall Street e também gemia a balsa de Staten Island,
que caíram em prantos em brancos ginásios desportivos, nus e trêmulos diante da maquinaria de outros esqueletos,
que morderam policiais no pescoço e berraram de prazer nos carros de presos por não terem cometido outro crime a não ser sua transação pederástica e tóxica,
que uivaram de joelhos no metrô e foram arrancados do telhado sacudindo genitais e manuscritos,
que se deixaram foder no rabo por motociclistas santificados e urraram de prazer,
que enrabaram e foram enrabados por esses serafins humanos, os marinheiros, carícias de amor atlântico e caribeano,
que transaram pela manhã e ao cair da tarde em roseirais, na grama de jardins públicos e cemitérios, espalhando livremente seu sêmen para quem quisesse vir,
que soluçaram interminavelmente tentando gargalhar mas acabaram choramingando atrás de um tabique de banho turco onde o anjo loiro e nu veio trespassá-los com sua espada,
que perderam seus garotos amados para as três megeras do destino, a megera caolha do dólar heterossexual, a megera caolha que pisca de dentro do ventre e a megera caolha que só sabe ficar plantada sobre sua bunda retalhando os dourados fios intelectuais do tear do artesão,
que copularam em êxtase insaciável com uma garrafa de cerveja, uma namorada, um maço de cigarros, uma vela, e caíram da cama e continuaram pelo assoalho e pelo corredor e terminaram desmaiando contra a parede com uma visão da boceta final e acabaram sufocando um derradeiro lampejo de consciência,
que adoçaram as trepadas de um milhão de garotas trêmulas ao anoitecer, acordaram de olhos vermelhos no dia seguinte mesmo assim prontos para adoçar trepadas na aurora, bundas luminosas nos celeiros e nus no lago,
que foram transar em Colorado numa miríade de carros roubados à noite, N. C. herói secreto destes poemas, garanhão e Adônis de Denver – prazer ao lembrar das suas incontáveis trepadas com garotas em terrenos baldios & pátios dos fundos de restaurantes de beira de estrada, raquíticas fileiras de poltronas de cinema, picos de montanha, cavernas ou com esquálidas garçonetes no familiar levantar de saias solitário à beira da estrada & especialmente secretos solipsismos de mictórios de postos de gasolina & becos da cidade natal também,
que se apagaram em longos filmes sórdidos, foram transportados em sonho, acordaram num Manhattan súbito e conseguiram voltar com uma impiedosa ressaca de adegas de Tokay e o horror dos sonhos de ferro da Terceira Avenida & cambalearam até as agências de desemprego,
que caminharam a noite toda com os sapatos cheios de sangue pelo cais coberto por montões de neve, esperando que uma porta se abrisse no East River dando para um quarto cheio de vapor e ópio,
que criaram grandes dramas suicidas nos penhascos de apartamentos do Hudson à luz azul de holofote antiaéreo da lua & suas cabeças receberão coroas de louro no esquecimento,
que comeram o ensopado de cordeiro da imaginação ou digeriram o caranguejo do fundo lodoso dos rios de Bovery,
que choraram diante do romance das ruas com seus carrinhos de mão cheios de cebola e péssima música,
que ficaram sentados em caixotes respirando a escuridão sob a ponte e ergueram-se para construir clavicórdios em seus sótãos,
que tossiram num sexto andar do Harlem coroado de chamas sob um céu tuberculoso rodeados pelos caixotes de laranja da teologia,
que rabiscaram a noite toda deitando e rolando sobre invocações sublimes que ao amanhecer amarelado revelaram-se versos de tagarelice sem sentido,
que cozinharam animais apodrecidos, pulmão coração pé rabo borsht & tortillas sonhando com o puro reino vegetal,
que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores caíram nas suas cabeças por todos os dias
da década seguinte […]

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Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

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