A Editora Autêntica está prestes a lançar uma edição especial das “Bucólicas” de Públio Virgílio Marão, um dos mais renomados poetas do mundo latino. Com um projeto gráfico deslumbrante, esta nova versão tem tudo encantar tanto os entusiastas da literatura clássica quanto os novos leitores, sendo uma porta de entrada para as idílicas paisagens pastorais retratadas por Virgílio em sua obra.
Editora Autêntica vai lançar edição capa dura das Bucólicas de Virgílio
A nova edição das “Bucólicas” pela Editora Autêntica é um verdadeiro tributo à primeira grande obra de Virgílio.
Escritas entre 42 e 37 a.C., essas poesias recriam o cenário idealizado dos pastores sicilianos descritos por Teócrito, misturando a serenidade de uma utópica Arcádia com a turbulência das guerras civis romanas. Virgílio, com maestria, usa esses poemas para refletir sobre a transição dolorosa da República para o Império e a esperança depositada na “Pax Romana”, período de grande paz e prosperidade sob Augusto.
A tradução, realizada por Raimundo Carvalho, destaca-se por manter a integridade dos cantos dos pastores-poetas, reproduzindo a sonoridade e o ritmo do original latino. A edição, parte da série “Obras Completas de Virgílio”, complementa a coleção que inclui também a “Eneida”, traduzida por João Carlos de Melo Mota.
Ver essa foto no Instagram
Projeto gráfico chama a atenção
A capa da nova edição é um primor gráfico que reflete a essência pastoral e clássica da obra. A ilustração principal apresenta uma figura central, possivelmente representando um dos pastores-poetas, desenhada em estilo que remete a gravuras antigas, com detalhamento e cores terrosas que evocam uma sensação de antiguidade e tradição clássica.
A paleta de cores predominante, composta por verdes intensos e marrons, reforça o ambiente pastoral e natural das bucólicas paisagens descritas por Virgílio. O título “Bucólicas” aparece em uma tipografia serifada, grande e destacada, transmitindo nobreza e solenidade.
Lançamento e preços
Com 224 páginas, a edição capa dura das “Bucólicas” será lançada em 9 de agosto de 2024. A pré-venda já está disponível na Amazon, com preços de R$79,90 para a versão física e R$55,90 para o Kindle.
A nova edição da Autêntica oferece aos leitores a chance de redescobrir as “Bucólicas” com uma qualidade gráfica que valoriza o texto e o torna ainda mais atrativo. Além da beleza física do livro, a tradução de Raimundo Carvalho permite que os leitores brasileiros experimentem a suavidade e o colorido das vogais do português, mantendo o intrincado sistema de aliterações consonantais do latim. Indispensável na coleção!
Leia a descrição completa da Editora Autêntica abaixo:
As Bucólicas, primeira grande obra de Públio Virgílio Marão, poeta maior do mundo latino, recriam o espaço idílico dos pastores sicilianos de Teócrito, poeta siracusano do século III a.C., mesclando a tranquilidade e a perfeição de uma Arcádia utópica com a crise do mundo romano convulsionado pelas guerras civis, mas prenhe de esperança nos novos tempos, em que a paz e a segurança de uma nova ordem serão estabelecidas. Escritos entre 42 e 37 a.C., os seus dez poemas estão repletos de alusões aos eventos dramáticos e sangrentos que marcaram a transição da República para o Império, anunciando uma nova Idade de Ouro, com a Pax Romana sob o cetro de Augusto. Também os amores descritos nas cenas idílicas apresentam algo de perturbador, por se tratarem, quase sempre, de paixões não correspondidas.
Obra seminal da cultura literária do Ocidente, as Bucólicas têm sido permanentemente lidas, imitadas e traduzidas desde a sua primeira publicação, há mais de dois milênios, inspirando artistas de todas as épocas e áreas. Nesta primorosa tradução de Raimundo Carvalho, os cantos dos pastores-poetas ressoam íntegros, emulados em novo tecido sonoro e rítmico, observando o contraste melódico entre a suavidade e o colorido das vogais da língua portuguesa falada no Brasil e o intrincado sistema das aliterações consonantais recriado do original latino.