As características do Humanismo na Literatura

O Humanismo, um movimento artístico e intelectual que se destacou principalmente na Itália do século XIV, marcou o fim da Idade Média e a transição para o Renascimento, abrindo caminho para o que chamamos Classicismo.

Este movimento provocou uma mudança significativa na literatura, que passou a se concentrar mais na condição humana, no potencial individual e social, e na dignidade inerente a todos os seres humanos. Dante Alighieri, Francesco Petrarca e o dramaturgo Gil Vicente foram algumas das figuras mais famosas desse período, cujas obras refletiam o espírito humanista de sua época.

O que foi o Humanismo na Literatura?

O Humanismo na literatura envolveu uma significativa valorização dos temas antropocêntricos, ou seja, o ser humano passou a ser visto como o centro do universo, diferentemente do teocentrismo medieval (Deus no centro do universo).

Esse movimento artístico-literário também motivou uma retomada dos valores da Antiguidade Clássica, estimulando o estudo de textos gregos e romanos, que inspiraram não só a literatura, mas também todas as formas de arte e campos do saber na época.

As características do Humanismo na Literatura

As principais características do Humanismo na Literatura

  • Volta aos valores da Antiguidade Clássica: Os humanistas adotaram elementos da cultura, filosofia e arte da Grécia e de Roma, reintegrando-os ao contexto social e cultural da Europa do século XIV.
  • Antropocentrismo: O homem passou a ser encarado como o centro de todas as coisas, contrastando com a visão dominante durante a Idade Média de que Deus era o centro de tudo.
  • Razão e da ciência acima de tudo: Houve um crescente interesse pelo conhecimento empírico e racional, deixando de lado explicações puramente religiosas ou mitológicas para os fenômenos do mundo.
  • O Humanismo literário serviu como uma ponte entre a visão de mundo medieval e a nova era do Renascimento, marcando o início da modernidade em muitos aspectos culturais e intelectuais.
  • O prazer e a busca pela felicidade, assim como a ênfase na individualidade e na expressão pessoal, tornaram-se temas importantes nas obras literárias do período.
  • Na poesia, prevaleceu o soneto, especialmente os escritos por Petrarca.
  • A poesia humanista usava muito metonímias e tinha um cuidado grande com a metrificação dos versos.
  • Afastamento das idealizações amorosas, indo em direção a uma representação mais realista dos sentimentos.
  • No teatro, as obras de Gil Vicente tinham um caráter religioso e ao mesmo tempo moralizante, com uma veia crítica aguçada direcionada aos costumes sociais da época, focando no indivíduo e usando alegorias para criticar.
Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que se aprende no curso de Letras? 5 livros de Cozy Fantasy para escapar da realidade Os 7 Melhores Livros do Kindle Unlimited Teoria liga Anne Hathaway a William Shakespeare 5 obras da Literatura Gótica que você precisa conhecer