Na capital paulista, um evento cinematográfico enriquecerá as opções culturais dos amantes da sétima arte.
A Nave Coletiva, em parceria com o Cine Ninja, anuncia uma sessão especial e gratuita do filme “A Paixão Segundo G.H.”, agendada para o dia 10 de abril, às 19 horas.
Inspirado na obra literária de Clarice Lispector, o longa-metragem atrai atenção pelo rico diálogo estabelecido com o texto original, além da destemida atuação de Maria Fernanda Candido.
Para participar, será necessário se inscrever através do site da Rede Floresta Ativista, que pode ser acessado clicando aqui.
Sobre o filme “A Paixão Segundo G.H.”
A adaptação cinematográfica de “A Paixão Segundo G.H.”, que já percorreu festivais nacionais e internacionais, traz uma nova experiência estética para os fãs de Clarice Lispector.
A estreia ocorreu em Portugal e, desde então, tem sido uma jornada de aclamação, inclusive com seleção ao prestigiado Festival de Rotterdam. Merece destaque o fato de o filme ter se mantido em cartaz durante sete semanas consecutivas, um feito para produções brasileiras independentes de orçamento contido.
A obra, lançada em meio ao cenário opressivo da ditadura militar brasileira no ano de 1964, celebra neste ano seis décadas de sua primeira publicação. A adaptação para as telas é um tributo à capacidade da literatura de resistir e transcender períodos de repressão.
Luiz Fernando Carvalho, diretor da produção, encarou o projeto como um desafio pessoal de transpor a narrativa literária para o campo visual, algo que considerou uma vivência singular e inexplorada até então.
O cineasta, conhecido por suas incursões audaciosas entre diferentes linguagens artísticas, também enfatiza a relevância do cinema independente, o qual ele vê como uma forma de resistência cultural em contraponto à dominância do mercado audiovisual por grandes corporações estrangeiras.
Após a exibição do filme, ocorrerá um debate enriquecedor que contará com a presença de Luiz Fernando Carvalho, da roteirista Melina Dalboni e da crítica literária Yudith Rosenbaum. A discussão promete mergulhar nas profundezas de questões estéticas e temáticas da obra de Lispector, além de explorar os desafios da transição do papel para a película.
A sessão no dia 10 traz uma oportunidade singular não somente para os fãs da escritora, mas também para quem tem interesse no processo criativo de adaptação de grandes obras literárias para o cinema.
A entrada é franca, uma chance imperdível para se deixar levar pela peculiar e instigante narrativa de G.H., agora reinterpretada para uma nova geração, em um formato que promete tanto preservar quanto reinventar a essência de um clássico literário brasileiro.
Ficha Técnica
- Direção: Luiz Fernando Carvalho
- Elenco: Maria Fernanda Candido e Samira Nancassa
- Roteiro: Luiz Fernando Carvalho e Melina Dalboni
- Empresa Produtora: Paris Entretenimento, LFC Produções, República Pureza Filmes e Academia de Filmes
- Produção: Luiz Fernando Carvalho, Paulo Roberto Schmidt, Marcio Fraccaroli, Veronica Stumpf e Marcello Ludwig Maia
- Empresa Coprodutora: Elenora Granata
- Desenho de Produção: João Irênio, Thanara Schönardie e Mariana Villas-Bôas
- Direção de Fotografia: Paulo Mancini e Miqueias Lino
- Figurino: Thanara Schönardie
- Cenografia: Mariana Villas-Bôas
- Caracterização: Eduardo Bellini, Luigi Custódio e Neandro Ferreira (Visagismo)
- Assistente de direção: Kity Féo