O que se aprende no curso de Letras?

O curso de Letras é voltado aos apaixonados por línguas, literaturas e pela arte da comunicação em suas mais diversas formas, inclusive no ensino de idiomas.

Com uma estrutura curricular rica e diversificada, os estudantes têm a oportunidade de se aprofundar tanto no estudo do idioma materno, nesse caso o Português, quanto em línguas estrangeiras. Além disso, o curso se divide em duas grandes vertentes: Licenciatura, voltada à docência, e Bacharelado, cada uma delas com seus objetivos e particularidades.

Uma estudante negra, segurando cadernos, em um fundo com livros, cadernos e anotações

Principais assuntos aprendidos no Curso de Letras

O curso de Letras traz uma ampla gama de conhecimentos fundamentais para a formação de profissionais qualificados. Porém, podemos resumir em alguns eixos, geralmente divididos em quatro anos (duração média do curso). que podem variar dependendo da universidade:

  • Linguística: O estudo mais científico da língua e da linguagem desde uma disciplina de introdução à linguística, passando por fonética e fonologia e morfologia, até temas complexos de sintaxe, semântica e pragmática.
  • Estudos Literários: Leitura e análise de obras literárias, movimentos e períodos literários específicos, do Trovadorismo ao Modernismo. Dependendo da faculdade, é possível haver disciplinas especiais, como Literatura Indígena, Clássicos da Literatura, Escrita Criativa etc.
  • Língua Estrangeira: Se o seu curso for bilíngue, além dos conteúdos envolvendo a língua portuguesa, você se aprofundará também em outros idiomas, como Inglês, Francês, Espanhol, Japonês etc., incluindo compreensão oral e escrita, além da respectiva literatura.
  • Língua Portuguesa: Estudo intensivo da língua mãe, explorando sua fonética, fonologia, sintaxe e outros aspectos, como práticas de escrita e revisão de textos. Em caso de cursos bilíngues, você também terá disciplinas de tradução.
  • Educação: Somente na licenciatura, focando na formação docente, com disciplinas como Didática, Psicologia da Educação e práticas de ensino. Você basicamente aprenderá a ensinar a Língua Portuguesa e sua literatura, incluindo experiências práticas em estágios obrigatórios em escolas.

Qual o diferencial da Licenciatura em Letras?

Uma estudante de Letras, segurando seus cadernos, com um fundo com um quadro de escola

A Licenciatura em Letras é voltada à formação de professores. Assim sendo, além do aprofundamento nas línguas e literaturas, o curso possui um componente pedagógico, voltado a preparar os estudantes para atuarem como professores. Veja alguns possíveis eixos:

  • Didática e Psicologia da Educação: Preparam o aluno para compreender o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico dos estudantes. Há geralmente disciplinas voltadas às leis e programas relacionados à educação brasileira, além de disciplinas especiais como “Literatura em Sala de Aula”.
  • Prática de Docência: Disciplinas práticas que capacitam o aluno a lecionar no Ensino Fundamental e Médio, incluindo estágios obrigatórios supervisionados.
  • Educação Bilíngue para Surdos e LIBRAS: Muitas universidades têm disciplinas voltadas à educação inclusiva, preparando o futuro professor a lidar a se comunicar com surdos em Língua Brasileira de Sinais.

Apesar da formação voltada à docência, é possível trabalhar em outras áreas relacionadas, como editoração, tradução, crítica literária e pesquisa acadêmica.

Qual o diferencial do Bacharelado?

Um estudante de letras sentado, tomando café e lendo um livro

Já o Bacharelado em Letras não têm disciplinas voltadas à educação, focando mais intensamente nos estudos linguísticos e literários. Assim sendo, tem os seguintes diferenciais:

  • Iniciação Científica e Monografia: Estimula mais a pesquisa científica na área de linguística ou estudos literários, culminando na elaboração de uma monografia. Isso também ocorre na Licenciatura, já que o Trabalho de Conclusão de Curso também é obrigatório e o estudante pode auxiliar professores em programas de iniciação científica, mas com menos aprofundamento.
  • Maior profundidade teórica: Aprofunda-se mais nas teorias literárias, linguísticas e na análise de textos. É frequente, inclusive, ter disciplinas de Latim ou outras línguas clássicas no Bacharelado, para uma maior compreensão do surgimento e desenvolvimento do Português.
  • Flexibilidade de carreira: O bacharel tem a possibilidade de seguir carreiras em editoração, tradução, crítica literária e pesquisa acadêmica. Porém, não pode lecionar em escolas públicas, já que não foi licenciado.

Ambas as vertentes oferecem uma base sólida e multidisciplinar, preparando os alunos para uma ampla variedade de carreiras relacionadas à linguagem, seja no ensino, na pesquisa ou em outras áreas da comunicação e da arte literária.

Ficou com alguma dúvida? Pois deixe-a aí nos comentários! Eu sou licenciado em Letras – Português/Inglês e posso te ajudar 🙂

Avatar photo

Alexandre Garcia Peres

Criador do site Literatura Online e Redator, Editor e Analista de SEO com três anos de experiência. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em literatura e TCC em Paulo Leminski. Fez um ano de especialização em Teoria da Literatura e sua maior área de interesse é a poesia brasileira, principalmente os poetas da segunda e terceira geração do romantismo.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que se aprende no curso de Letras? 5 livros de Cozy Fantasy para escapar da realidade Os 7 Melhores Livros do Kindle Unlimited Teoria liga Anne Hathaway a William Shakespeare 5 obras da Literatura Gótica que você precisa conhecer